Discord: diversão ou terror?

J. Reinaldo

O Discord é uma plataforma de comunicação individual ou em grupos que oferece recursos como mensagens de texto, chamadas de áudio e vídeo. Inicialmente direcionado à comunidade gamer e foi desenvolvido para resolver problemas de comunicação e organização de táticas em jogos online. Criado por Jason Citron e Stanislav Vishenky, o nome “Discord” foi escolhido para representar a ideia de superar a dificuldade de encontrar uma plataforma de VoIP que não atrapalhasse as partidas. Com o tempo expandiu seu público e alcançou a marca de 150 milhões de usuários ativos mensais em 2021.

Está disponível em diversas plataformas, como navegador, Android, iOS, Linux, macOS e Windows. Além disso, há integração com os consoles Xbox Series S|X e PlayStation 5 e se destaca por sua interface simples, qualidade de áudio e a capacidade de sobrepor-se a jogos competitivos sem afetar o desempenho.

No Discord, é possível criar servidores para desenvolver comunidades públicas ou privadas com base em interesses comuns. Cada servidor possui canais de texto e voz, além de oferecer recursos adicionais para segmentação, como canais específicos para discussões, links e notícias. Os usuários podem ter conversas pessoais em chats privados, tanto por texto quanto por voz, adicionando amigos para participar dessas conversas.

Possui recursos sociais, permitindo o compartilhamento de imagens, vídeos e tela do computador, além da criação de salas de áudio e a automação de funções de servidores por meio de bots. Sua versatilidade tornou-o uma opção não apenas para jogadores, mas também para grupos de estudos, comunidades de discussão e comentários ao vivo de eventos.

Em relação à segurança, o Discord enfrenta desafios, pois os usuários têm autonomia para controlar a experiência e definir suas próprias regras nos servidores. Isso torna difícil para os proprietários do programa administrarem todo o conteúdo abordado nesses espaços. Com o crescimento da plataforma, surgiram problemas de crimes digitais, como a disseminação de malwares, discurso de ódio e casos de abuso contra usuários. O Discord possui mecanismos de denúncia e diretrizes que proíbem o discurso de ódio, o assédio, o abuso infantil e golpes financeiros. Caso ocorra algum crime virtual na plataforma, é possível denunciá-lo em diferentes canais. No entanto, o anonimato no Discord dificulta o rastreamento desses crimes.

O perigo nas redes

Na última semana, uma reportagem exibida no programa Fantástico, da TV Globo, denunciou um grupo criminoso que usava o serviço para expor casos de violência contra menores de idade. Pelo menos três integrantes foram presos em uma operação da Polícia Federal. A reportagem revelou um submundo perverso no Discord, uma plataforma popular entre adolescentes, onde criminosos praticavam crimes graves contra meninas menores de idade. Eles exploravam a insegurança da plataforma em relação a crianças e adolescentes para se envolverem em atos de violência e humilhação. Os criminosos se sentiam protegidos pelo anonimato e se tornavam cada vez mais cruéis.

Esse caso é extremamente grave e traz à tona a necessidade de proteção e segurança para crianças e adolescentes na internet. Os pais e responsáveis devem estar atentos aos sinais e conversar preventivamente com seus filhos, buscando identificar se há alguma lesão ou mudança de comportamento que possa indicar a ocorrência de situações abusivas.

 

J.Reinaldo
Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação, Certificado Microsoft, atua na área de informática desde 1994 e trabalha como Analista de Service Desk.

 

Leia também:

https://barbacenaonline.com.br/aumentando-a-produtividade-e-o-foco
https://barbacenaonline.com.br/streaming-na-tv-quais-sao-as-opcoes-disponiveis-para-os-telespectadores
https://barbacenaonline.com.br/microsoft-bing-ai-chat-aberto-a-todos
https://barbacenaonline.com.br/graduacao-ou-certificacao-em-ti-qual-realmente-sera-o-diferencial-na-sua-carreira
https://barbacenaonline.com.br/o-papa-francisco-e-a-tecnologia
https://barbacenaonline.com.br/uma-noticia-surpreendente-acaba-de-ser-divulgada
https://barbacenaonline.com.br/a-web-4-0-a-internet-que-ja-imaginamos-esta-chegando
https://barbacenaonline.com.br/o-futuro-da-inteligencia-artificial-ia

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais