A fruticultura em Barbacena: uma oportunidade de pesquisa

Por Renata Viol, Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Fitotecnia, com apoio do Professor Doutor Delton Mendes Francelino, Diretor da Casa da Ciência e da Cultura de Barbacena, do Observatório Astronômico Popular de Barbacena e membro diretor do Instituto Curupira.

Todo mundo sabe que Barbacena é  conhecida como a cidade das rosas, mas pouco se fala da fruticultura como geradora de renda da agricultura familiar regional e a importância dessa cadeia produtiva para o desenvolvimento econômico e sustentável da nossa cidade.

Impulsionada pelo clima da Serra da Mantiqueira, com as elevadas altitudes e consequente clima ameno, a produção de frutas de clima temperado como o pêssego, maçã, caqui ou o morango é referência, consolidando um conceito de elevado potencial produtivo e aptidão agrícola. Das várias vantagens de apoiar a pesquisa e o desenvolvimento dessa cadeia, a oportunidade de diversificação na produção e a geração de empregos são as mais atrativas quando o desígnio de discussão é a fruticultura. 

  A cultura do morangueiro, por exemplo, fomenta significativamente a economia local e permite que muitos agricultores possam retirar o sustento de suas famílias em pequenas áreas. Dentro da agricultura familiar, a produção em 2023, segundo os dados da Emater, foi de 550.000 quilos de frutos na região. No entanto, para que isso se torne uma atividade eficiente, a pesquisa deve estar baseada em um modelo que considera além das necessidades técnicas locais, o desenvolvimento de maneira sustentável, ou seja, satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas necessidades. 

Para fortalecimento do setor na região, são vários os escopos de pesquisa para elucidar as melhores condições técnicas, como as variedades adaptadas à região, os melhores manejos como poda ou quebra de dormência, as melhores épocas de plantio, dentre outros aspectos.

A viticultura, que é a produção de uvas, é um exemplo de uma cultura com alto potencial produtivo, mas ainda pouco explorada na região, sendo ótima oportunidade aos pesquisadores e produtores que buscam a diversificação de suas áreas. Nesse sentido, preconizando a promoção do crescimento econômico e sustentável, a expectativa é que fruticultura barbacenense incorpore cada vez mais tecnologia e inovação através da pesquisa e consolide um legado de gerações.

Apoio divulgação científica: Barbacena Online, Samara Autopeças e Anjos Tur – Viagens e Escolar 

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais