Decreto confirma Barbacena na Onda Amarela. Restrições foram antecipadas pelo Barbacena online e Rádio Sucesso

Um decreto do município de Barbacena publicado nesta sexta-feira (18) manteve a cidade na onda amarela, porém com várias restrições para bares, restaurantes, lanchonetes, comércio em geral, além de salões de beleza, barbearias e academias. O decreto já está em vigor desde a sua publicação.

O Portal Barbacena Online e a Rádio Sucesso FM anteciparam as restrições impostas pelo decreto do prefeito Luís Álvaro:

BARES, LANCHONETES E RESTAURANTES

O consumo de bebidas alcoolicas fica proibido em bares, restaurantes ou lanchonetes de Barbacena. Apenas o serviço de delivery está autorizado pelas novas normas. A venda está autorizada em distribuidoras, supermercados e comércio varejista em geral, desde que o consumo não seja no local ou mesmo nas proximidades.

Entretenimentos, como música ao vivo, estão proibidos em bares e restaurantes. No mesmo contexto, também os jogos como sinuca, totó e futebol de mesa estão proibidos, sob o argumento de que há excessiva manipulação de objetos. O funcionamento dos estabelecimentos fica restrito até o horário das 22h, com tolerância de atendimento para fechar a conta em 30 minutos. Neste caso estão incluídos também os traillers, pizzarias, lanchonetes e os ambulantes de alimentação.

A disposição das mesas, nos estabelecimentos seguirá distanciamento mínimo de dois metros, ficando ainda proibida a colocação de mesas nas calçadas. Os copos e utensílios são obrigatoriamente descartáveis.

 

SALÕES DE BELEZA, BARBEARIAS E ACADEMIAS

Fica limitado ao máximo de cinco pessoas, ao mesmo tempo, nas academias. Após o uso do equipamento de ginástica ele deverá ser higienizado e um intervalo mínimo de 45 minutos entre cada grupo.

Já os salões de beleza e as barbearias deverão priorizar o atendimento de, no máximo, duas pessoas por vez, observando ainda um intervalo entre os atendimentos para que o ambiente seja higienizado.

A sugestão é que os clientes sejam previamente agendados, para evitar aglomerações, mesmo que seja numa eventual fila de espera. Cada pessoa, antes de ser atendida, terá sua temperatura aferida e, caso apresente temperatura acima de 37,5ºC ou sintomas gripais, não deverá ser atendida.

 

RECOMENDAÇÕES PARA O COMÉRCIO EM GERAL

A recomendação principal é que cada ponto de comércio mantenha o atendimento a um cliente a cada 10m2, controlando o acesso para evitar aglomerações.

Outra recomendação importante é a divulgação de campanhas de conscientização junto a seus consumidores.

 

SANÇÕES

O descumprimento das medidas que estarão no decreto vão acarretar sanções aos infratores. Inicialmente uma advertência será aplicada. Porém, há sanções mais severas como apreensão do produto, cancelamento do alvará, cassação de autorização de funcionamento e, por fim, multa.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais