Conscientização da população é fundamental na reabertura do comércio em Barbacena

Muito se tem falado da reabertura do comércio em Barbacena, fechado desde março por causa da pandemia de Covid-19. O Governo do Estado divulgou um esboço de cenários que permitirão a ampliação de abertura de outros segmentos, considerados não essenciais.

Durante entrevista coletiva, realizada na noite de segunda-feira (27), a Secretária Municipal de Saúde de Barbacena, Marcilene Dornelas, voltou a afirmar que a população precisa aderir às medidas de proteção como o uso de máscaras. Mais que isso, os estabelecimentos considerados essenciais precisam reforçar o uso de equipamentos de proteção como luvas e máscaras.

Marcilene disse que as decisões de reabertura, ou não, da economia serão tomadas em conjunto com os gestores da saúde da região, Ministério Público e demais órgãos. Barbacena é referência macrorregional, para uma população de cerca de 750 mil pessoas, e microrregional para 15 municípios (aproximadamente 250 mil pessoas). Mesmo com o reforço de 30 leitos de UTI no município, estes não são suficientes para atender a demanda se esta aumentar. O relaxamento dos outros municípios vai refletir no polos. Uma nova reunião regional acontecerá no dia 03 de maio. O programa do Governo é descentralizado, cabendo a decisão ao gestor municipal, após analisar a situação do território.

A secretária disse também que “a cidade não está segura, uma vez que a população não está fazendo sua parte”. O isolamento social é a melhor medida para evitar a contaminação e disseminação do novo coronavírus. “O que vimos nos últimos dias é cada vez mais pessoas nas ruas, a grande maioria sem necessidade, sem as devidas medidas de segurança”, indicou a Secretária. Marcilene não descartou endurecer as tratativas com os estabelecimentos essenciais, autorizados ao funcionamento, para dar a confiabilidade necessária para avançar nos demais segmentos. “A reabertura vai depender da própria população”, afirmou a Secretária.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais