BORGES – Um encontro histórico na FAME!

Por Edson Brandão (*)

O professor Edson Brandão, ilustra fatos

O fim de tarde da última sexta-feira de abril, dia 28, reservou um momento especial para a memória histórica de Barbacena: a palestra “Hospital Colônia e Faculdade de Medicina de Barbacena, Interações e Transformações”. Com muita propriedade e conhecimento de causa, os dois palestrantes, o psiquiatra Jairo Furtado Toledo e o sociólogo e historiador Edson Brandão mostraram os pontos confluentes e divergentes entre a trágica história do hospital psiquiátrico que marcou para sempre a história de Barbacena e as origens da nossa Faculdade de Medicina, que segundo o próprio fundador, o Deputado Bonifácio Andrada, foi uma iniciativa para formar uma geração de profissionais médicos que iria mudar aquele cenário trágico.

Após Edson Brandão traçar uma cronologia da Assistência dos Alienados de Minas Gerais, desde a sua fundação pelo alienista mineiro Joaquim Dutra até os anos dos “porões da loucura, Jairo Toledo contou como foi importante a atuação das primeiras turmas de acadêmicos de medicina que foram para dentro do hospital e salvaram milhares de vidas, com plantões e atendimento clínico básico. “Nossa geração denunciou aquilo tudo e fomos estimulados a mudar a realidade de anos e anos de descaso”, disse Jairo, que foi o primeiro diretor eleito do Centro Hospitalar Psiquiátrico, nos anos 80, que aliás foram os anos de maiores transformações dentro da FHEMIG.

O Presidente do Centro de Memória Belisário Penna, Dr. Luiz Mauro de Andrade

 

Registro histórico: Dr. Jairo Furtado Toledo e Geraldo Barroso de Carvalho

Na plateia do auditório da FAME, gente de peso na cultura da cidade: o Dr. Geraldo Barroso de Carvalho, médico e historiador da Medicina, o casal de médicos, Marta e Luiz Mauro Andrade, organizadores do evento, Maria da Glória Bittar de Castro Pereira, ex-presidente da Fundac, Dra. Kátia Bueno, médica e  descendente do psiquiatra Joaquim Dutra, Jorge Abalém e filha, o acadêmico Evandro Aléssio, Flora Lúcia e Dr. Gustavo Toledo, esposa e filho do Dr. Jairo, Ana Maria Righoti, subsecretária de Saúde do Município, com sua mãe, Leninha Righoti, o psicólogo e músico Daniel Falzoni, o promotor José Maria Ferreira de Castro, Lucimar Pereira, coordenadora do Museu da Loucura e seu esposo, o escritor Walmir Maia, a professora Maristela Duarte, da UFSJ, a Profa. Beatriz Cruz Machado, conselheira da Fundação Porphyria, funcionários da FHEMIG,  alunos da FAME e UEMG, dentre outros convidados.

Dra. Marta Imbroinise da Fonseca homenageia Edson Brandão

O evento “Sexta Cultural”, promovido pela FAME, acontece em todas os últimas sextas-feiras de cada mês. Fotos ; Acervo da Funjob.

(*) Membro da ABL e ativista cultural

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais