Barbacena receberá o violinista e maestro Emmanuele Baldini

Acontece neste sábado (11) o espetáculo “Baldini toca Flausino Vale e outros grandes compositores”, uma iniciativa da Escola de Música Flausino Vale em conjunto com a página Visite Barbacena, com apoio do Instituto Aprendiz Solidário, Prefeitura Municipal, Rivelli, Glória Eventos, Restaurante Cheiro Verde, Master Plaza, Wesley Gonzaga e Centro Gráfico.

O evento será transmitido pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Barbacena onde o violinista e maestro Emmanuele Baldini se apresentará para convidados na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Composições do barbacenense Flausino Vale e de outros grandes compositores, estarão no repertório.

Ainda no sábado (11), Baldini fará uma master class para violinistas e alunos do instrumento, que será lecionada no Espaço Corujinha do Grupo Educacional Aprendiz.

Sobre Emmanuele Baldini

Filho de pais pianistas, Emmanuele Baldini nasceu em Trieste (Itália), se interessando por violino aos 7 anos de idade onde aperfeiçoou seus estudos em Trieste com Bruno Polli, em Genebra (Suíça) com Corrado Romano, em Salisburgo (Áustria) e em Berlim (Alemanha) com Ruggiero Ricci. Mais recentemente estudou regência com Isaac Karabtchevsky e Frank Shipway.

Já atuou como solista na Europa, Japão, na Austrália, nos Estados Unidos e principalmente no Brasil, onde fixou residência em 2005. Ele também venceu diversos concursos internacionais como o “Forum Junger Kunstler”, em Viena, Emmanuele também ganhou o “Premier Prix de Virtuosité”, em Genebra, com direito a uma menção especial, e o terceiro prêmio no Concorso Lipizer di Gorizia, na sua Itália natal.

Hoje em dia, Baldini atua como primeiro violino da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e líder e fundador do Quarteto Osesp (formado atualmente por ele e Davi Graton aos violinos, Peter Pas na viola e Ilia Laporev ao violoncelo).