Por Débora Ireno Dias
Não dá para negar! Fomos pegos de surpresa, estamos quase todos assustados com esta pandemia que vem se alastrando mundo afora e, certamente, entrará para a nossa História social e pessoal como um fato que trouxe mudanças na forma como nos relacionamos uns com os outros e com a Vida.
O chamamento é para ficarmos em casa. Isolados “socialmente” em prol do social, em prol da nossa própria vida e da vida alheia. Bom, atendemos ao chamamento. Em casa estamos. Jovens, crianças, idosos. Saindo apenas quando se faz necessário (assim deve ser). Mas, o que fazer neste tempo que não são férias, porém, tempo que não nos permite estar em atividades fora de casa que nos trazem prazer e alegria?
Vi numa página do Facebook uma rotina semanal para estes dias de “isolamento”. Acredito que esta seja uma forma de nos mantermos produtivos, não perdermos o tempo apenas nas redes sociais e afins, produzirmos algo que, ao final deste período, poderá fazer com que retornemos à vida normal com mais leveza e, no agora, ajudar-nos a enfrentar as tempestades com serenidade e sanidade mental (porque muitos de nós já estamos ansiosos e segurando as crises de pânico para não pipocarem).
Eu adaptei a rotina que vi na Internet para os meus alunos dos 7º, 8º e 9º anos do CAIC, antes de sairmos de recesso. Eu fiz também para mim uma adaptação. Vou deixar aqui para você o original que li e o adaptado para os alunos. Assim, adaptando nossa vida, trabalhando a resiliência, conseguiremos nos fortalecer e, em breve, voltarmos a estar juntos, de mãos dadas!
Façamos nossa parte e entreguemo-nos nas mãos de Deus!
Rotina adaptada para os alunos:
Período do dia | Segunda-feira | terça-feira | quarta-feira | quinta-feira | sexta-feira |
Manhã | Matemática | Português
Redação |
Geografia
Inglês |
História
Ciências |
Artes
Literatura |
Tarde | Filme | Livro | Criatividade
(cozinhar, desenhar, dançar em casa, bordar…) |
Jogar
Brincar Mas atentar para não ser apenas nas redes sociais. Atentar para a recomendação de não estar ao ar livre |
Filme |