Barbacena celebra o centenário de Fernando Victor de Lima e Costa

Os barbacenenses mais idosos certamente já ouviram falar no advogado e vereador apelidado de “Patativa da Mantiqueira”. A alcunha vinha da brilhante oratória do Dr. Fernando Victor de Lima e Costa (1922-2016), que tinha um poder de comunicação tamanho, que seus discursos na tribuna da Câmara Municipal ou suas atuações nos tribunais se convertiam em verdadeiros espetáculos, prendendo a atenção de todos os ouvintes de tal maneira que até seus adversários o aplaudiam ao final de cada fala. Se vivo estivesse, no próximo dia 21 de junho, Fernando Victor estaria fazendo 100 anos.

Para celebrar a memória deste barbacenense ilustre, o Rotary Club Monte Mário, através da Academia Brasileira Rotária de Letras (ABROL), em ação conjunta proposta à Câmara Municipal de Barbacena, EPCAR e Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Barbacena iniciarão, a partir do dia 23 de junho, uma série de eventos para relembrar a vida e obra desta personalidade marcante da recente história política e social de Barbacena. “Ele foi brilhante em todos os setores em que atuou”, afirma o historiador Edson Brandão, membro efetivo da ABROL e ocupante da cadeira 12, cujo o Patrono é o Dr. Fernando Victor. “No Rotary, foi Governador Distrital e grande responsável pela conquista da sede própria da entidade. Como político, foi presidente da Câmara Municipal por três legislaturas, de 1964 a 1974, e vice-prefeito de Barbacena, entre 1970 e 1971. Já como educador, dirigiu o Colégio Estadual Soares Ferreira e foi professor de História na EPCAR. Lá sua passagem foi tão marcante que nas comemorações dos 70 anos da Escola, foi inaugurada a “Sala Histórica Professor Fernando Victor”, evocando a memória deste grande educador”, relata Brandão, que também destaca sua atuação de Fernando Victor como advogado criminalista. “Quando atuava em um julgamento mais polêmico, as galerias do fórum ficavam lotadas de gente para ouvir sua argumentação. Até quem não tinha nada a a ver com o caso ia lá só para ouví-lo falar!”, diz o historiador.

Outro dado importante, segundo o acadêmico é que Fernando Victor era descendente em linha direta de Pierre Victor Renault (1811-1892), o cientista e educador francês que veio para Minas Gerais, em meados do século XIX, e fundou o ramo brasileiro dos Renault, originários de Sierck- Le-Bains, na fronteira da França com a Alemanha. Para o presidente da Academia Brasileira Rotária de Letras, José Cimino, uma das missões da entidade é a de manter viva a memória de seus patronos bem como seus legados. “O Dr. Fernando Victor era um rotariano por excelência, porque era um humanista. Muito culto e apaixonado por arte, tinha no seu círculo de amizades figuras como o pintor Emeric Marcier e a escritora chilena Gabriela Mistral, Prêmio Nobel de Literatura, em 1945. Toda esta ilustração e refinamento se refletiam na sua atuação como educador, jurista e político”, destaca o Professor Cimino.

A abertura do “ano jubilar” do Centenário do Dr. Fernando Victor de Lima e Costa será na próxima quinta-feira (23), com sessão especial da ABROL, durante a reunião do Rotary Club Monte Mário, presidida por Raquel de Paula Silva. O orador oficial será Edson Brandão.

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais