O Xadrez e a Porta do Céu

Hugo de Paula Araújo

O visitante, pouco antes de chegar à esplendorosa sede do Santuário do Caraça, depara-se com uma placa em que, além do ano de fundação, 1774, está escrito: “Caraça, Porta do Céu”.  Tal expressão possui duplo sentido. Situado no ponto mais alto da Serra do Espinhaço, a sensação, com efeito, é a de se aproximar cada vez mais do firmamento, em altitudes de até 2.072 metros em relação ao nível do mar, em seu cume mais elevado, o Pico do Sol. O segundo sentido é atinente à religiosidade e a fé que tomam a atmosfera do lugar, uma vez que, em meados do Século XVIII, foi concebido como ponto de abrigo e oração, pelo Irmão Lourenço, e onde foi erguida a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, com posterior fundação de um Seminário, que formou jovens até 1968.

Hoje em dia, o chamado Complexo Santuário do Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e contém uma pousada aberta ao público em geral, que pode usufruir de ambos os aspectos, ambígua e sabiamente anunciados na placa de entrada, quais sejam, o ecológico e o religioso. Em virtude disso, seja em razão dos atrativos geográficos e da flora e da fauna, ou por conta do retiro espiritual e da busca pela experiência pessoal de fé e de Deus, milhares de pessoas, anualmente, visitam o local.

Resumindo bem o que é a possibilidade de turismo na reserva, no interior do complexo há a reprodução de uma interessante frase de D. Pedro II, emoldurada na parede: “Só o Caraça paga a viagem a Minas”.

Exatamente por propiciar beleza, cultura e paz a seus visitantes, nada mais harmônico do que o novo atrativo oferecido pelo Santuário: a possibilidade de seus visitantes disputarem torneios de Xadrez, a “ginástica da inteligência”, como bem definido por Goethe.

Durante os dias 20 e 21 de outubro, o Santuário do Caraça será a capital do Xadrez no Brasil, em razão da realização de um torneio Open de Xadrez, com a presença de três Grandes Mestres do chamado Esporte-Arte-Ciência: Henrique Mecking “Mequinho”, que já ocupou o terceiro lugar do ranking mundial de Xadrez, Evandro Barbosa Amorim, mineiro número um no ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e Luís Paulo Supi, um dos componentes da equipe brasileira de Xadrez que participará das Olimpíadas de Batumi, na Geórgia, de 23/09/2018 a 07/10/2018.

Outros titulados também elevam a qualidade da disputa e a possibilidade de aprendizado pelos desafiantes ainda iniciantes, a exemplo do Mestre Internacional (MI) Eduardo Limp, pentacampeão do Estado do Rio de Janeiro, e a FM (Mestre Fide) Juliana Terao, tetracampeã brasileira e representante do Brasil em cinco Olimpíadas de Xadrez. Além destes, dezenas de outros jogadores de várias idades e de ambos os sexos darão corpo ao torneio, que conta, além do apoio do Santuário do Caraça, com a iniciativa do Clube de Xadrez da Serra do Caraça. As inscrições poderão ocorrer até o dia 19 de outubro de 2018 e qualquer interessado tem as “portas do céu” abertas para seu deleite, com outras informações obtidas através do número 31-98025-6463.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais