Os músicos João Tostes, Carol Tostes e Felipe Velho são atrações confirmadas para o VI Festival Brasileiro de Ukulele, que acontece entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro, na cidade de Tiradentes. O evento, que já é o maior do gênero no país, reúne nesta edição, além de artistas brasileiros, nomes internacionais vindos de Taiwan, Itália, México, Suíça, Alemanha e República Tcheca.
O diretor e fundador do evento, João Tostes, explica que a escolha de Minas Gerais faz parte de uma nova fase do festival, que teve sua primeira edição em 2017, em São Paulo. “Fiz as três primeiras edições em São Paulo e depois decidi torná-lo um festival móvel. Esta é a primeira vez que recebemos atrações internacionais, com seis países representados, consolidando uma experiência única para o público”, destaca o músico barbacenense.
A programação em Tiradentes começa na sexta-feira (30) com atividades gratuitas. O destaque é um cortejo musical que parte da sede do IPHAN às 14h em direção ao Largo das Forras. “A gente sai pelas ruas tocando e cantando. Depois, o evento segue para o Camping Tiradentes, onde ocorrem as atividades pagas de sábado e domingo, que incluem workshops pela manhã e shows à tarde e à noite”, detalha João.
No sábado (31), o palco recebe a barbacenense Carol Tostes às 19h25. Além de atuar na organização, ela destaca sua entrega artística nesta edição: “Esse ano, além de participar da organização do evento, também tenho uma apresentação como artista convidada. Meu repertório reúne músicas autorais e covers. A apresentação inclui uma canção internacional, com letra em inglês, escolha feita de forma intencional pelo caráter internacional do festival”, explica Carol. Para ela, o show é uma oportunidade de conexão. “Minha expectativa é gerar um impacto maior com a voz, utilizando o ukulele como base e ‘meio de transporte’ pra minha mensagem. A música pra mim é uma forma de expressar potência e sensibilidade”, afirma.
A representatividade regional ganha força com a participação do músico barrosense Felipe Velho, que também se apresenta no sábado (31). Para ele, é uma honra dividir o palco com atrações estrangeiras. “Sempre participei de festivais regionais, mas esse internacional é relativamente novo. Vou mostrar um pouco da minha trajetória, desde a primeira música que eu aprendi, que foi “Yesterday”, até um Scorpions, Jazz e uma música autoral. E tem uma surpresa depois do show, que vai ser o “Felipe Velho Live em Tiradentes””, revela o músico de Barroso.
Já no domingo (01 de fevereiro), João Tostes apresenta-se em dose dupla (14h e 14h30). O festival conta ainda com a Orquestra Multicolor, grupo que promove a inclusão e conta com a participação de Carol e Felipe em sua formação.
Para João, o ponto alto desta edição é a mistura de culturas, que inclui desde artistas europeus e asiáticos até o carimbó de Belém do Pará. “É uma celebração da música e da diversidade. A expectativa é muito grande; já temos público hospedado na cidade e o intercâmbio com os artistas estrangeiros será um sucesso”, afirma.
O festival encerra-se na noite de domingo com o tradicional Gran Finale. Os ingressos para as atividades de sábado e domingo podem ser adquiridos de forma avulsa ou em combos através do https://festivalbrasileirodeukulele.com.










