O Rotary Club de Barbacena, em Reunião Solene realizada na última sexta-feira, dia 03/10/25, sob a presidência de Elza Candian, promoveu a décima quarta reunião ordinária deste Ano Rotário 2025/2026, em celebração ao Dia do Médico, com homenagens, posse e palestra alusiva ao tema: História da Medicina em Barbacena.
Contou-se com a presença de companheiros, convidados, visitantes, autoridades rotárias e profissionais da saúde, entre os quais: a Governadora Norma Martins; o Presidente da Unimed de Barbacena – Dr. Júlio César de Andrade; o representante da FAME – Dr. Leonardo Cosenza; a mastologista Dra. Márlova de Ávila Dutra Câmara; a Dra. Valentina, filha do novo associado e palestrante Dr. José Eugênio; a Sra. Sandra Frossard de Filippo, esposa do homenageado Dr. Geraldo de Filippo; a Professora Emiliane Toste Flish Pereira; a Sra. Rivana Afonso de Rezende; a Sra. Déa Sad Grossi; a Sra. Verônica Valentin; a Dra. Eloá Jay; além do intercambista inbound Keller, dos Estados Unidos.
Sendo a primeira reunião de outubro, cujo calendário rotário destaca o tema Desenvolvimento Econômico Comunitário sendo uma das áreas de enfoque de RI, o encontro convidou à reflexão sobre o valor do trabalho, da inovação e da solidariedade como instrumentos de transformação social.
Na oportunidade, o RC Barbacena homenageou todos os profissionais médicos na pessoa do decano do Rotary, renomado oftalmologista e o mais antigo em plena atividade, Dr. Geraldo de Filippo. Ao lado de seu irmão, Dr. Nicola, e de seu saudoso filho, Dr. Rafael, idealizou e criou o Instituto dos Olhos de Filippo, referência oftalmológica em todo o Estado de Minas Gerais.
Esta justa e merecida homenagem é fruto de uma carreira brilhante, marcada pelo estudo, pela ética e pelo extremo profissionalismo. Chegando a Barbacena em 1964, introduziu, como pioneiro, a técnica de Crio-extração da catarata em Minas Gerais. Atuou durante 30 anos como professor da FAME, formando novas gerações de médicos, e exerceu diversas diretorias em entidades, sempre com liderança, companheirismo e serviço, traduzindo o lema rotário Dar de Si, antes de Pensar em Si.
Em sua vida pessoal e familiar, sempre foi exemplo admirável de força e alicerce no enfrentamento das adversidades, construindo uma trajetória honrada e inspiradora.
Ao reconhecer esse legado, o RC Barbacena conferiu-lhe o Troféu Mérito Rotário Governador Fauzi Haddad, pelos 60 anos ininterruptos de dedicação às causas humanitárias e aos ideais rotários. Recebeu ainda, das mãos do Governador Fauzi Haddad, o Reconhecimento Paul Harris-1 Safira, Nível 2 concedido à época pelo Presidente Paulo Araújo, em virtude de sua destacada participação no difícil Ano Rotário 2020/2021, em plena pandemia do Covid 19, quando, de forma pioneira, iniciou o ciclo de palestras on-line, abordando a história da cirurgia de catarata.
Em continuidade à Reunião Solene, registrou-se o retorno ao quadro associativo do Rotary Club de Barbacena, com posse oficial e ritos protocolares, do Dr. José Eugênio Dutra Câmara Filho. Na ocasião, recebeu homenagens e, em seguida, proferiu sua palestra, coroando a noite com brilhantismo.
Médico gastroenterologista e professor da FAME há mais de três décadas, o Dr. José Eugênio é referência em dedicação à saúde e à comunidade. Casado com a Dra. Márlova de Ávila e pai de Valentina, Lorenza e Stefano sendo sua maior inspiração, é exemplo de ética, liderança e humanidade, constituindo motivo de orgulho para o Rotary Club de Barbacena e para toda a sociedade barbacenense.
No Rotary, presidiu o Ano Rotário 2010/2011, em gestão marcada pelo trabalho e pelo incentivo ao conhecimento. Em 2020/2021, atuou como vice-presidente na gestão do companheiro Paulo Araújo, contribuindo de forma expressiva para diversas realizações, entre as quais destaca-se a criação da ABROL – MG LESTE. Pelo relevante legado de sua atuação, foi agraciado com a mais alta distinção rotária: o reconhecimento Paul Harris – uma Safira, Nível 2 – entregue pelo então Governador Fauzi Haddad, em nome do Presidente da época.
Em seguida, foi proferida a palestra intitulada História da Medicina em Barbacena, que percorreu desde o pioneirismo do primeiro médico a exercer a profissão na cidade, Dr. Camilo Ferreira Armond, conhecido como Conde de Prados, formado em Paris e responsável pela construção do primeiro módulo da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, ainda em pleno funcionamento e prestando relevantes serviços até os dias atuais, sendo referência em pediatria( assistência materno infantil) ortopedia e nefrologia através da hemodiálise, supervisionado pelo renomado médico Dr André Pimentel.
Foram lembrados o Hospital Colônia depois Fhemig, com complexo de 16 pavilhões e milhares de internações, marcado por épocas sombrias e práticas de tratamento hoje totalmente reprovadas, mas posteriormente dignificado pela Reforma Psiquiátrica. Após foi transformado em Hospital Regional, referência em urgência e emergência, clínica médica, ortopedia, neurologia e diversas outras especialidades.
Na década de 1940, destacou-se a criação do Hospital São José, idealizado pelo Dr. Agostinho Paolucci intitulado à época, o “Pai dos Pobres”, também em parceria com o Dr. Manoel Possas, instituição que encerrou suas atividades na década de 1960. Ainda na mesma década, por iniciativa do então prefeito Dr. José Francisco Bias Fortes, o antigo Mercado Municipal foi transformado em Hospital Policlínica Maternidade, especiado à época em acidentados com politraumatismo, sob a liderança de remados médicos: Dr Fortini, seu filho Dr Osvaldo Fortini, Dr Pacheco, Dr Pedro Martins, Dra Eliane Grossi que até hoje presta relevantes serviços à comunidade barbacenense; por fim, tendo como um dos diretores à época da pandemia, o Doutor Tarcísio Araújo de Oliveira, que pelo seu profissionalismo e dedicação salvou muitas vidas, fazendo daquele Hospital referência para tratamento do Covid 19.
Também nos anos 1960, sob a liderança do Dr. Júlio Fagundes Vargas, doze médicos se uniram para fundar o Hospital Ibiapaba, com apoio dos empresários Urias Barbosa de Castro e Dr. Castilho. A instituição foi pioneira em exames e procedimentos como ultrassonografia, endoscopia, eletrocardiograma, CTI, hemodinâmica e cirurgia cardíaca, tornando-se referência em cardiologia e oncologia, com modernos tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
Na década de 1960, foi criado o Hospital Militar da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, e a Família Miranda implantou o Hospital Dia, destinado a pequenos procedimentos sem necessidade de internação.
Foi enfatizado pelo palestrante recordando que ainda importantes marcos institucionais ligados à medicina: a criação da Faculdade de Medicina de Barbacena, avaliada com excelência pelo Ministério da Educação; a fundação da Associação Médica de Barbacena. A presidência do Dr. Antônio Russo junto à associação médica, foi marcada pela construção da sede da entidade, em terreno doado pelo então prefeito Vicente Araújo; e a criação da Unimed Barbacena, que consolidou sua presença com a construção de uma moderna sede. Lembrou ainda, sobre o terreno doado pelo então Prefeito José Eugênio para a construção da sede do Rotary, de grande relevância para atividades de uma organização que beneficia diretamente a população barbacenense.
Registrou também, que entre as décadas de 1960 a 1970, houve a chegada dos profissionais médicos especialistas se tornando pioneiro em diversas áreas de atuação em Barbacena: Dr Geraldo De Filippo e Dr Paulo Patrício na oftalmologia; Dr Luiz Eduardo Grisolia na Gastroenterologia; Dr Leonardo Cosenza e Dr José Roberto da Conceição na homeopatia; Dr Júlio César de Andrade como nutrólogo; Dra Márlova de Ávila pioneira como mastologista, Dr Eloy Dutra Câmara e Dr Agostinha Paolucci como cirurgia geral, dentre outros. Por fim, ressaltou a participação ativa da classe médica na vida política, em entidades representativas e em clubes de serviço, encerrando sua exposição com agradecimentos em nome de todos os médicos presentes pelo acolhimento caloroso nesta honrosa terra.
Ao término da reunião, foi servido um jantar de companheirismo e confraternização, preparado com todo carinho e requinte pelo Chef Nilson e sua equipe, coroando uma noite maravilhosa e inesquecível.
Parabéns a todos os profissionais da medicina pela justa e merecida homenagem!
(Texto de Paulo Araújo)