2023 já começou para sua empresa?

É fim de ano, período que nós refletimos o que passou e já fazemos planos para o que está por vir. Normalmente fazemos uma lista de desejos pessoais do que queremos cumprir, como, por exemplo, emagrecer, viajar com a família, ler mais livros, ter uma rotina de exercícios físicos, encontrar mais vezes com os amigos, enfim, às vezes são tantos planos que nos esquecemos de planejar o próximo ano da nossa empresa ou mesmo tirar do papel o sonho de empreender. Para quem já empreende sabe que é natural que passemos mais tempo na nossa empresa do que em casa. Além disso, na maioria dos casos, é na empresa que é gerada a principal renda familiar, portanto, nada mais justo que dar a devida atenção nessa área na nossa vida. Fiz uma lista dos pontos que devemos priorizar e planejar para que o ano de 2023 seja também de prosperidade profissional.

Não abrir mão de cuidar de si. Quem é dono do próprio negócio é facilmente engolido pela rotina da empresa e isso é um risco, pois deixamos de cuidar da nossa mente e corpo. Não são raras as vezes que não alimentamos direito, que dormimos mal, e não nos exercitamos. Essa falta de cuidado próprio resulta em diversas consequências ruins, como ansiedade, estresse, pressão alta, irritabilidade e várias outras. Então, não se esqueça de que para a empresa estar bem, você precisa estar bem também, afinal, o cérebro da empresa é você.

Controle financeiro. Um dia a dia tranquilo só é possível quando as finanças estão em dia, portanto, cuide do seu caixa, faça uma planilha de receita e despesas, tenha um caixa de reserva para emergência, faça provisionamentos de despesas obrigatórias (13º salário, férias, FGTS), calcule corretamente seus custos para que possa fazer um preço de venda justo e não misture finanças pessoais com profissionais

Organizar processos. Qual empresário não se sente atarefado e com a sensação que somente ele resolve tudo? Para que você tenha um pouco mais de paz elabore processos, escrevendo detalhadamente a rotina e atividades da empresa e treine sua equipe para que ela seja capaz de resolver problemas sem necessitar de pedir sempre a sua ajuda. Mas atenção: para que tal autonomia funcione, treinamento e acompanhamento são indispensáveis.

Tenha contato com seu cliente. Vendas é comunicação! Será através do contato com seus clientes que você ofertará os seus produtos, mostrará uma campanha especial, fará o pós-venda, poderá tirar dúvidas e criar demanda e necessidade. Sendo assim, faça o cadastro dos seus clientes, esse é o maior ativo da sua empresa.

Onde estão os seus clientes? Descubra onde estão os seus possíveis e atuais clientes e invista para ser lembrado. Seus clientes ouvem rádio? Ou será que estão no Instagram? Jornal? Influencers podem aumentar suas vendas? Faça um estudo e comece a divulgar sua marca e seu produtos onde seus clientes estão, dessa forma, sua empresa se tornará referência e quando precisarem as pessoas procurarão por você.

Reinvista. Se sua empresa está dando certo reinvista parte do lucro, assim você garantirá o crescimento dela. É um erro comum o empresário apenas “sugar” e não fazer melhorias na empresa, quando isso ocorre chega um momento que a fonte seca e não há mais verba para reestruturação e, infelizmente, a empresa quebra.

Tenha metas. Dica simples, curta, porém revolucionária. Defina metas e prazo para os objetivos da empresa. Como o escritor Lewis Carroll disse: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Tenho certeza que você não quer ficar à mercê do acaso.

Com essas dicas, empreendedor e empreendedora, você poderá iniciar o planejamento da sua empresa e ter um 2023 com mais tranquilidade. A intenção é que você saia do operacional e ganhe mais tempo para pensar e desenvolver o seu negócio. Que o novo ano seja de prosperidade, evoluções, crescimento, aprendizado e lucro também.

NOTA DA REDAÇÃO – Luthaynner Ribeiro é consultor empresarial, formado em administração e pós-graduado em desenvolvimento de empresa, marketing e empreendedorismo; sócio proprietário de empresa no segmento de roupas e calçados; proprietário de uma clínica médica multi especialidades

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais