Vivência aborda experiências relatadas pós estado de quase morte (EQMs) com base em ciência

A vivência com base em Ciência de fevereiro do Instituto Curupira terá como tema as “Experiências de Quase Morte (EQMs)”. O evento acontece no domingo (20), de forma online, via Google Meet. Desta vez o tema será, mais uma vez, importante e muito interessante – as EQM s (Experiências de quase Morte), experiências tidas por pessoas que, hospitalizadas, ou não, vivenciam um estado muito proximal à morte (como em casos de paradas cardíacas, acidentes, por exemplo (GREYSON, 2007) – e algumas vezes são dadas como mortas (brevemente) . Tal assunto tem sido debatido e estudado com muita profundidade por muitos setores científicos há muitas décadas, inclusive a medicina (SABBOM, 1998) e  a neurociência.

Afinal, o que são as Experiências de Quase Morte  e quais as suas características? Qual o limite entre o que as pessoas descrevem ter sentido/vivenciado nessas experiências e a busca científica por resultados e entendimento?  O que a Ciência tem estudado? Muito cuidado deve ocorrer em relação às falsas ciências que se aproveitam de estudos sérios para perpeturar mentiras.

O responsável pela vivência será Delton Mendes – professor, pesquisador, Phd ing na UFMG, Coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana no IF Barbacena. Licenciado em Ciências Biológicas e também graduado em Letras, possui dois mestrados além do doutorado em curso. Autor de livros, artigos científicos e coordenador/orientador do Laboratório de Escrita Científica do Falando de Ciência e Cultura. Host no Podcast Falando de Ciência e Cultura. Divulgador Científico em Jornais do Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo https://forms.gle/VzXJQdshBMCUd9Rv6 , pelo valor de R$10  via pix (32984519914).

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais