Secretário de Agricultura busca administração mais participativa

Nesta sexta-feira (08), o novo Secretário da Agricultura de Barbacena, Renato Laguardia, em entrevista ao programa Contato Direto, da Rádio Sucesso FM, comentou sobre os desafios que a Secretaria enfrenta e os novos projetos, planos e objetivos com uma administração mais participativa para o município. Renato Laguardia é produtor Rural, presidente do Sindicato Rural, vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, Advogado e agora assume a Secretaria Municipal de Agricultura de Barbacena. 

Perguntado sobre a Secretaria da Agricultura e sua importância para a cidade, Renato diz que, nestes primeiros dias o foco está em conhecer melhor todas as funcionalidades e os servidores que ali trabalham “Temos hoje um total de apenas 10 servidores trabalhando dentro da secretaria, o que, para o tamanho da Agricultura e da Pecuária que é Barbacena, eu entendo que são muitas poucas pessoas para atender essa demanda”, afirmou.

Laguardia explicou o motivo da transferência da sede da Secretaria do Parque de Exposições para o centro da Cidade, no mesmo prédio onde hoje funciona o Sindicato Rural. A intenção é facilitar o acesso do produtor rural até o local, “o primeiro trabalho que nós iremos fazer é trazer a secretaria da agricultura, que está hoje sediada no Parque de Exposições, para o Sindicato Rural de Barbacena. Essa transferência acontecerá porque no sindicato existe um convênio entre a prefeitura e os órgãos ligados à área rural, que é onde está o coração do Produtor Rural. Existem salas vazias no local, e vamos colocar a Secretaria da Agricultura lá. como foi feito no inicio do mandato anterior”, completou em tom entusiasmado o Secretário. 

“O trabalho primordial da Secretaria da Agricultura é ir para o campo. Nós temos técnicos competentes que podem atender e dar suporte ao pequeno, ao médio e grande produtor. Mas o foco é principalmente no pequeno. Ouvi-los, ser democrático, saber onde podemos atuar e ajudar a melhorar, dobrar sua produção”, pontuou Laguardia.

Investimentos

Questionado sobre como a secretaria pode ajudar os agricultores em relação aos investimentos, Renato contou que esse é um grande desafio, mas que já tem alguns planos em mente. “Nós vamos procurar os deputados federais, deputados estaduais em busca de verbas para a nossa secretaria. Precisamos de tratores para arar a terra, para fazer o plantio na sua produção. Precisamos de vários equipamentos para estruturar novamente nossa secretaria da Agricultura”. Porém, completou o secretário, “peço aos produtores que tenham um pouco de paciência”.

Parque de exposições 

“O Parque de Exposições Senador Bias Fortes de Barbacena é um dos melhores parques do Brasil e, pela sua beleza, sua estrutura, nós vamos primeiro fazer uma limpeza dentro do parque, capinar, tirar os animais que estão lá dentro, fazer um mutirão de limpeza no local, para que as pessoas já possam ir lá”, afirmou Renato em tom animado aos ouvintes. 

Ainda sobre o Parque, Laguardia disse que é necessário fazer um levantamento com o Secretário de Obras o que de fato necessita ser mudado, onde precisa que haja uma reestruturação e, acima de tudo, buscar verbas destinadas para o parque de exposições. “A reestruturação do Parque é uma das metas da Secretaria da Agricultura e do plano de governo do nosso prefeito Carlos Du”, completou. 

Festas das Rosas e Exposição Agropecuária

Sobre a volta da Festa das Rosas, o novo secretário diz que essa é também uma das metas que eles irão fazer, uma vez que a festa movimenta toda a economia local. “Eu lembro que a Avenida Bias Fortes ficava lotada de ônibus, o estacionamento do parque de exposições não cabia de tantos ônibus e tanto turista. E isso é bom para o produtor rural, para a cidade, para os hotéis, para os restaurantes, postos de gasolina, tudo gira”. 

Com relação à Exposição Agropecuária, Renato acredita que, em decorrência do cenário que encontramos atualmente, possivelmente não aconteça a exposição. “Nós não estamos falando que não terá, mas nós temos que primeiro preparar o parque de exposição e só depois, fazer uma exposição e uma feira agropecuária. Voltar com o pequeno produtor para a exposição, tentar fazer shows regionais, fazer palestras educativas, trazer as empresas de máquinas agrícolas para que os pequenos e médios produtores possam ter acesso e trazer também os nossos animais para a nossa exposição.” 

Recolhimento dos Animais de Grande Porte – Cavalos e Gado

“Existia um convênio, que agora está encerrado, que realizava a remoção desses animais. E, precisamos refazer esse convênio para que a gente possa fazer esse controle e saber aonde nós vamos levar esses animais, de forma que não haja maus tratos, saber aonde esses animais vão ficar até que os donos busquem, ou se haverá um leilão dos mesmos, caso os donos não vierem. Para que não ocorram animais andando soltos nas ruas”, explicou o secretário ao ser questionado pela equipe do Contato Direto. 

O Secretário, ainda sobre o assunto, deixou um alerta para os proprietários desses animais: “Na hora que nós pudermos, nós vamos fazer esse trabalho sim. Até mesmo no parque de exposições (cavalos, vacas), nós vamos recolher. Mas pedimos a compreensão dos donos dos animais que não soltem esses animais para andar a noite pelas ruas, para que gente possa ter uma cidade limpa, civilizada e com seus animais no seu habitat natural”.

Destaque no Agronegócio

A cidade de Barbacena está em 1° lugar no Estado e em 26° no Brasil com relação a oportunidades para o Agronegócio, e questionado sobre os desafios e metas para se manter e melhorar essa colocação de destaque, Renato Laguardia, afirma: “Se sem a atuação direta da Secretaria da Agricultura e do poder público nas nossas zonas rurais, nós já somos o primeiro lugar em Minas Gerais. Agora com uma Secretaria atuante, porque isso eu cobro de mim mesmo, vamos melhorar muito nossa colocação no Brasil”. 

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

“Esse Conselho Municipal De Desenvolvimento Rural Sustentável, ele já existe. O que acontece é que nós temos que reativá-lo novamente. E aí, será participativo. Nós vamos chamar os sindicatos dos trabalhadores rurais, os bancos ligados a área rural, as associações comunitárias, ouvir as demandas que precisam e, através desse conselho, a gente possa buscar verbas através desse conselho e investir no município para os produtores rurais”, explicou Renato quando questionado sobre o funcionamento do conselho. E disse mais, “É de vital importância essa volta do conselho, para que a gente possa pode trabalhar através de políticas públicas”, completou.

Feiras Livres

Segundo o Secretário, a feira livre hoje não possui gerência nenhuma da Secretaria da Agricultura, e sim, ela é feita através do serviço de concessões. Mas, é feita por produtores rurais e a maioria deles, da região de Barbacena.

“Nós já conversamos com o Prefeito e ele pretende, através do estudo, levantamento e pesquisa adequada, talvez passe a administração para a Secretaria da Agricultura. E, com isso, a gente consegue trabalhar junto, com serviço de concessões, onde ninguém está tirando nada de ninguém, e sim trabalhando junto das secretarias, para que possamos melhorar as feiras, as condições dos nossos feirantes, ver e ouvir cada um, sentar, discutir para que a gente possa chegar a um ponto que seja bom para o feirante e para quem vai à feira buscar um alimento de qualidade”, pontuou. 

Estradas da Zona Rural

Para que os alimentos cheguem até as feiras e na casa do consumidor, é de suma importância que se pense na qualidade das estradas da Zona Rural. Levantado esse questionamento, o novo secretário contou que será feito um trabalho em conjunto com a Secretaria de Obras. “Nós sabemos que a nossa estradas rurais precisam de manutenção e precisam de um apoio, de um olhar diferente. E isso nós vamos fazer junto com a Secretaria de Obras. Na época das chuvas não dá certo, mas assim que começar o tempo das secas, vamos fazer um trabalho de melhoramento das estradas rurais.”

Ainda sobre a revitalização das estradas, foi pontuado que os levantamentos das estradas já estão sendo feitos, mas que é de extrema importância que o produtor rural que circula também pelo local ajude na manutenção e conservação. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais