Enfermeiros e técnicos em enfermagem têm até esta sexta-feira (06) para enviar currículo e a documentação exigida no edital do processo seletivo do programa Saúde no Campo, do Sistema Faemg Senar.
Os profissionais selecionados vão atuar na zona rural dos municípios de Juiz de Fora, Tocantins, Argirita, Leopoldina, Recreio, Além Paraíba, Ubá, Piraúba, São João Nepomuceno, Guarani, Piau, Mar de Espanha e Rio Novo, com remuneração que pode chegar a R$ 7.500 por mês, a depender do número de visitas realizadas no período.
Podem se inscrever enfermeiros ou técnicos em enfermagem com registro ativo no Coren e experiência mínima de seis meses na função. Ter experiência em atuações anteriores no Programa Saúde da Família será considerado um diferencial no processo seletivo.
Atendimento gratuito na zona rural
Criado pelo Senar Nacional, o programa Saúde no Campo tem como objetivo oferecer acompanhamento e orientações sobre cuidados com a saúde a homens, mulheres e crianças que vivem em áreas rurais e enfrentam maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde.
O programa chegou ao estado de Minas Gerais há menos de seis meses e, a partir de março de 2026, passa a atender também a região de Juiz de Fora.
“O programa vem complementar as ações já desenvolvidas pelo ATeG”, explica a analista de Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Marília Costa.
O Saúde no Campo é oferecido gratuitamente a produtores e trabalhadores que participam do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que já recebem, regularmente, a visita de técnicos de campo especialistas nas cadeias produtivas desenvolvidas em cada propriedade, como bovinocultura de corte e de leite, laticínios, apicultura, fruticultura, entre outras.
Agora, essas famílias também passarão a receber mensalmente a visita de um técnico em saúde rural que vai desenvolver as seguintes ações:
. Controle do peso;
. Acompanhamento da gestante;
. Cuidados com o paciente acamado;
. Controle da pressão arterial e glicemia;
. Acompanhamento de recém-nascidos e crianças;
. Orientações para o uso correto de medicamentos;
. Acompanhamento do paciente hipertenso e diabético;
. Promoção da saúde (alimentação e hábitos saudáveis);
. Promoção do cadastro e acesso a consulta pelo telessaúde;
. Articulação com o Sistema Público para demais encaminhamentos.
Os currículos e toda a documentação exigida no edital deverão ser enviados para o e-mail [email protected].










