A Escola Estadual Professor Soares Ferreira anunciou, nesta semana, a finalização da reforma da Biblioteca Maria Leite de Castro Coutinho, conhecida como Dona Totoca. Nas redes sociais, o colégio publicou imagens de como ficou o novo espaço e prestou homenagem a Dona Totoca, que foi a primeira mulher a dirigir a instituição.
Além disso, a escola também ressaltou a atuação da primeira diretora em movimentos em prol da cultura, da educação e da preservação da memória. Dona Totoca foi fundadora da Academia Barbacenense de Letras, declamadora e colaborou para a concretização de projetos como o Monumento aos Pracinhas da Segunda Guerra Mundial e a fundação do Instituto Beneficente Padre Mestre Correia.
O colégio estadual foi criado em 1890 com o nome de Gymnasio Mineiro de Barbacena e integra a rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais, atendendo aos anos finais do ensino fundamental, ao ensino médio e à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A instituição está localizada na Rua Baronesa Maria Rosa, nº 130, no bairro Boa Morte, em Barbacena.










