Na iminência de trazer para Brasil até três estatuetas do Oscar, a maior premiação do cinema mundial, o filme “Ainda Estou Aqui”, tem causado uma avalanche no mercado cinematográfico tupiniquim. A procura por filmes e salas de cinema têm aumentado significativamente e a criação de cineclubes também.
A verve do cinema está presente na Academia Barbacenense de Letras, como se depreende do artigo assinado por Mário Celso Rios (1952-2020; Fundador da Cadeira número 21) no Anuário de 1989. Naquela ocasião, Mário Celso contou a história do cinema e sintetizou cronologicamente o pioneirismo do cinema em Barbacena.
Nos tempos atuais, a Fundação Porphyria e José Máximo de Magalhães se junta à Academia Barbacenense de Letras para criar um cineclube, com apoio do Cine Plaza, Centro de Memória Belisário Pena e Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas. Bimestralmente será escolhido e exibido um filme que depois será debatido, numa roda de conversa. Antes da exibição serão apontadas as curiosidades e a sinopse do filme.
O cineclube funcionará alternadamente com o Clube de Leitura. Nos meses pares, na última quarta-feira do mês, é a vez do Clube de Leitura. Nos meses ímpares, também na última quarta, será a vez do Cineclube. Os interessados em participar do cineclube poderão entrar no grupo destinado especificamente para divulgar os encontros, locais, horários e outros detalhes.
Acesse: https://chat.whatsapp.com/DRS2LgpUY7QH0FhYjFgui4
CINE CLUBE FUNDAÇÃO PORPHYRIA E ABL
Apoio:
Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas
Centro de Memória Belisário Pena
Cine Plaza