Quem foi aluno do Colégio Estadual Professor Soares Ferreira nas décadas de 1960, 1970 e 1980 certamente vai lembrar do “Seu” Jovelino. Ele nasceu na cidade de Bias Fortes, no dia 25 de março de 1932 e está completando 93 anos. Sua mãe faleceu por complicações no parto e Jovelino Gomes Ferreira veio morar em Barbacena, mais precisamente no bairro São José. Naquela época, o pai de Jovelino pediu a uma tia que cuidasse do garoto.
Em sua juventude teve uma pequena experiência no Colégio Grambery, onde sua tia o levou para estudar. No entanto, problemas de saúde trouxeram Jovelino de volta a Barbacena. Alguns anos depois ele começou a trabalhar como Inspetor no Colégio Estadual. Casou-se com a Sra Maria do Carmo Fonseca Gomes. O Casal Jovelino e Dona Maria do Carmo teve quatro filhos: Maria da Conceição Fonseca, pedagoga aposentada da SRE e da Secretaria Municipal de Educação; Reginaldo Gomes e Gutemberg Gomes ambos renomados radialistas em Belo Horizonte; e Luiz Carlos Gomes, dentista e Perito Criminal aposentado. São nove netos.
Conceição fala ao Barbacena Online com exclusividade sobre o pai, “sempre fervoroso e um grande exemplo para todos nós, de caráter, honestidade e simplicidade. Lutou com dignidade pra prover sua família em tempos difíceis. Hoje, viúvo há dois anos, vive com a serenidade de quem fez o melhor para a sua família e dedicou-se ao trabalho com amor”. Mesmo com as limitações da idade, Jovelino é apaixonado pelo Tricolor carioca e acompanha de perto as notícias de seu clube preferido. De ótima memória e com bastante lucidez, demostra opinião formada sobre os assuntos que permeiam os noticiários da TV e do Rádio. Uma de suas grandes alegrias é quando recebe a lembrança carinhosa dos ex-alunos e ex-alunas do eterno Colégio Estadual.
Ricardo Salim (ex-aluno do Colégio Estadual)
Com informações da filha de “Seu” Jovelino, Maria da Conceição Fonseca.
Sr. Jovelino sempre foi o nosso inspetor favorito. Eu e algumas meninas da minha turma até hoje o chamamos de “Seu Jovenlindo”, acho que é como sempre o vimos. Atencioso, carinhoso e sempre com espírito educador, forjando na garotada da época, o melhor, como era e é, do seu caráter! Felicitações ao Jovenlindo pelo aniversário. Vida longa, saúde, paz e bem junto de seus familiares.
Sheila Doumith
Desde a minha infância conheci o Sr. Jovelino como Lilinho. Nós morávamos bem próximos, eu à Rua Mariano Procópio e ele à Rua Mestre Lucas Chaves, Bairro Alto da Fábrica. Ele tinha um pequeno comércio ou um bar onde eu sempre estava lá para comprar balas de goma, doce de leite e um doce de amendoim maravilhoso. Mas, o melhor do seu bar era uma bala de nata. Esse comércio era frente ao pátio da EPCAR, mais precisamente onde fica ou ficava a réplica de um avião e bem perto da casa do Roberto Goretti de Carvalho. Os alunos consumiam as guloseimas do seu bar.
Tínhamos um gosto em comum o qual passávamos longos tempos falando sobre ele. Éramos dois fervorosos e apaixonados torcedores do Fluminense. Falávamos do Castilho, Jair Marinho, Pinheiro, Clovis, Altair, Waldo, Telê e Escurinho.
A esposa dele era irmã do Dr. Newton Fonseca, que residia na Ponte Seca. Jovelino ou Lilinho vem a ser tio do amigo Luiz Ney.
Quando eu estava estudando no Colégio Estadual, nossas histórias de outrora se transformavam em papo do presente, do cotidiano. Grande figura, grande ser humano, grande homem de bem.
Remeto-lhe um tríplice e fraterno abraço.
FRANCISCO DE SANTANA
“seu”Jovelino,
O Sr. Fez parte dos melhores anos de nossas vidas.
Parabéns, que Deus lhe abençoe com muita saúde.
Abrs.
Maria Luiza Duque-Estrada
“Seu Jovelino”, parabéns e felicidades pelo seu aniversário, cim as bençãos de Deus. Saudade!
Márcio Antônio César Maciel.
Hoje é dia de festa. Dia de celebrar a vida de uma pessoa muito especial. Que com brilho no olhar e constante sorriso no rosto, ilumina qualquer ambiente, trazendo paz, conforto e alegria para todos ao seu redor.
Carlos Antônio Baumgratz (Cascalho)
Sr.Jovelino, desejo muita saúde, paz e felicidade para o senhor. Parabéns!!!!
Um abraço do coração.
Wagner Barra Discaciati
Parabéns Sr. Jovelino. Deus o abençoe. Sou da turma do Reginaldo, seu filho.
Joaquim Gamonal
Sr. Jovelino.
Que honra poder me dirigir ao senhor, nessa data tão importante.
Só agradecimentos, por ajudar tanto na minha formação e na minha educação. Meus parabéns, muita saúde e paz e o desejo de muitos anos de vida.
E que o nosso TRICOLOR, possa parar de ficar dando sustos na gente, como no ano passado.
Um abraço apertado desse seu fã.
Júlio Tadeu.