A simultaneidade no processo de leitura e emissão das contas de água em Barbacena, que já é uma realidade para milhares de habitantes da cidade, passou por aprimoramentos para facilitar a entrega das faturas mensais. Além disso, todo o território municipal e até mesmo os distritos da cidade passam a contar com a tecnologia.
O funcionamento do novo sistema é simples. Por meio de uma visita à casa do cliente, o agente de relacionamento do Serviço de Água e Saneamento (SAS) registra o consumo apontado pelo medidor do imóvel em um smartphone, imprimindo a fatura em seguida. O processo leva cerca de 15 segundos.
De acordo com a empresa de distribuição, a conta, com todas as informações e em um formato mais moderno e enxuto, será entregue diretamente ao cliente, que pode acompanhar todo o processo se desejar. Nos casos em que o consumidor não estiver em casa, as contas serão deixadas na caixa de correios. “Foram adquiridas dez impressoras e smartphones para leitura e entrega imediata das contas, com isso diminuímos o serviço e ganhamos em tempo e em eficiência”, afirmou o diretor da autarquia, Bruno Mota. Além disso, o diretor ressalta que o novo procedimento vai gerar mais facilidade, contribuindo também para maior exatidão e qualidade na hora de emitir a fatura. Um dos destaques é o esclarecimento de débitos anteriores, que podem ser consultados no próprio documento emitido.
Benefícios para a população
Outro benefício do novo sistema é a análise da qualidade da água que está sendo distribuída à população, informação que consta no verso da conta impressa. Confira a seguir mais informações sobre a utilização do serviço de simultaneidade:
– Com a automação do sistema e munido de um coletor eletrônico de dados e uma impressora portátil, o leiturista executa toda leitura, cálculo, emissão e entrega da conta numa única visita;
– Serão eliminados processos burocráticos, como digitação das planilhas de leitura, com consequente redução de custo, tempo e possíveis erros no lançamento de dados.
– Não será mais necessário ir até a Central de Atendimento para esclarecer dúvidas da fatura, pois os próprios leituristas podem comprovar na hora que a leitura efetuada está coerente com o consumo médio e com o número indicado no relógio do hidrômetro.
Se o cliente desejar alterar a data de vencimento, por exemplo, basta entrar em contato com a empresa pelo portal sas.barbacena.mg.gov.br, pelo aplicativo SAS Barbacena ou até mesmo por meio do contato telefônico com o setor de faturamento do SAS, discando para 32 3339-6800. Pelo aplicativo da empresa também é possível emitir segunda via atualizada das contas.
O aplicativo está disponível para download em iOS em Android. O titular da conta deve realizar o cadastro no programa e, com isso, passa a ter acesso também às ações do SAS, como a realização de obras e informações sobre manobras de abastecimento.