Covid-19: Fake news ou números oficiais? Em quem confiar neste momento?

EDITORIAL – O grande e primeiro desafio é separar o que é fake news e o que é verdade. Para evitar qualquer contratempo, os editores do Portal de Notícias Barbacena Online decidiram pautar suas matérias sobre o novo coronavírus apenas com números e informações oficiais, vindas das Secretarias Municipais e também da Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, dentro do possível, entrevistas com profissionais da saúde. Na outra ponta temos os leitores que estão sempre em busca de informações confiáveis.

Essa luta por buscar (e encontrar) números oficiais tem sido ingrata. É fato notório que o Estado não consegue realizar os exames das amostras de pacientes que são tratados como suspeitos. Por isso o número de casos suspeitos aumenta a cada dia e deixa a população insegura, com muitas indagações e pouca esperança de que conseguirá ser informada da verdade. Alguns acusam, injustamente, a imprensa que estaria escondendo informações. Sobre esta situação isentamos em 100% a Secretaria Municipal de Saúde que tem feito o seu papel, ou seja, informar os casos “suspeitos” e enviar material para exame à FUNED, órgão oficial do Estado de Minas Gerais. No mais, ainda que seja desgastante, só nos resta aguardar o resultado de cada exame. E como têm demorado estes resultados.

Aliás, as informações vindas do Estado demoram muito para ser processadas. Não há qualquer agilidade. Mas os desencontros não param por aí.

Um episódio ocorrido em Barbacena também foi motivo de muitas reclamações dos leitores. Um segundo caso de Covid-19, na cidade, foi confirmado na sexta-feira (10). Neste contexto a Secretaria Municipal de Saúde informou inicialmente tratar-se de um paciente do sexo masculino com 21 anos. A informação oficial dizia ainda que ele é morador do Rio de Janeiro e retornou a Barbacena no dia 22 de março, sem qualquer outro detalhe. Este paciente ficou internado num hospital de Barbacena e já está recuperado. O desencontro foi com relação à idade do paciente. Algum tempo depois, uma nova informação, também vinda da prefeitura, retificou a idade do paciente, 31 anos. Tudo isso, divulgado em um segundo Boletim Epidemiológico no mesmo dia. Aliás, não foram uma nem duas vezes em que divulgamos as informações, previamente confirmadas pela assessoria do município, e logo depois são alteradas. Numa análise fria e bem detalhada é possível perceber que não foi encontrado o tempero correto para esta salada de números, incertezas e necessidade de agilidade.

Quem deve gerar os números de suspeitos, infectados, óbitos? O porteiro do Hospital? Se ele for observador, certamente terá sua “listinha” escondida na gaveta. Mas a nossa redação pergunta: podemos confiar nos números que forem repassados pelo porteiro do hospital? Você deve ter balançado a cabeça negativamente, mesmo porque “cada um no seu quadrado”. Ora, precisamos de informações oficiais, com profissionais capacitados para atestar as situações encontradas. Quem detém estas e outras questões é o município, enquanto Administração Pública.

No entanto, algumas mensagens deselegantes e descontextualizadas acusam a imprensa de esconder ou manipular informações. Os ataques são registrados pelos colegas de imprensa nas cidades vizinhas também. São inverdades e que causam ainda mais insegurança para todos os leitores e todos os moradores das suas respectivas cidades. Em 19 anos de história, o Barbacena Online sempre pautou seu jornalismo em informações oficiais, apuradas e confirmadas com fontes seguras, mantendo o compromisso com seu maior bem: o leitor. Acusações e desrespeitos têm acontecido com os profissionais da imprensa que trabalham 24h, 7 dias por semana, para levar a informação a cada um que está apreensivo com esse momento. Não! Não vamos aceitar tais acusações ou desrespeitos, principalmente porque nosso empenho tem sido incessante para manter a população informada. Quem se esconde atrás de um teclado para achincalhar quem está trabalhando em prol da comunidade, seguramente não nos conhece, não tem noção do compromisso que temos com nossos leitores. Criticar é fácil. Construir é difícil.

Então, em quem confiar?

Nós do Barbacena Online estamos lidando com o assunto “Covid-19” de forma oficial, sempre buscando informações vindas dos órgãos oficiais. Filtramos tudo e expurgamos os fake news. A nossos leitores temos a dizer que continuaremos o trabalho, buscaremos a informação fugindo do sensacionalismo e abraçando a verdade.

É o que temos a dizer neste momento.

Feliz Páscoa, que a vida se renove dentro de cada um de nós, por um mundo melhor, com mais tolerância e respeito às pessoas. Esperança por dias melhores.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais