"> Cerca de 80 pessoas vivem nas ruas de Barbacena. Núcleo é opção para quem deseja sair da situação – Barbacena Online
Take a fresh look at your lifestyle.

Cerca de 80 pessoas vivem nas ruas de Barbacena. Núcleo é opção para quem deseja sair da situação

0 5.789

É notório pelas ruas o aumento no número de moradores de rua em Barbacena. De cerca de 50 moradores de rua em 2017, existem atualmente por volta de 80 pessoas sem moradia, vivendo em espaços públicos. Segundo a Secretaria de Assistência Social, diversos órgãos estão mobilizados para minimizar a situação.

Um deles é o Núcleo do Cidadão de Rua (antiga Casa de Passagem), que, segundo o Diretor de Programas Sociais do Município, Tadeu José Gomes, em entrevista à Rádio Sucesso FM, enfrenta dificuldades no encaminhamento desses moradores. “Muitos preferem ficar na rua por opção própria, uma vez que o local tem regras”, esclareceu Tadeu José, justificando também que o aumento da população em situação de rua, além do desajuste familiar ou opção própria, está relacionado ao crescimento da cidade.

Quem não aceita o encaminhamento ao Núcleo é acompanhado por órgãos como o CREAS e o Consultório na Rua. A assistente social Ana Martins, destaca que, já no Núcleo, o trabalho é mais amplo, “articulado com todas as políticas públicas, sobretudo nas áreas de educação e saúde”.

O Núcleo do Cidadão de Rua funciona de 7h às 17h para atendimento, inclusive de migrantes, e de 19h às 7h para os usuários que irão pernoitar. O endereço é Rua Padre Anchieta, 330, no Centro (ao lado do Ceolin e próximo ao Hospital Ibiapaba).

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.