Antigo Hospital Colônia vira patrimônio histórico

O município decretou o tombamento de quatro bens arquitetônicos na cidade de Barbacena. A ação, realizada por meio do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Barbacena (COMPHA), levou em conta os valores históricos, memorialísticos e arquitetônicos dos bens em questão, situados nas dependências da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Conforme os decretos, o Pavilhão Antônio Carlos, Pavilhão Zoroastro Passos, Casa de Força e Luz e o Castelinho (espaço de clausura das irmãs de caridade) foram as fundações tombadasElas fazem parte do antigo Hospital Colônia, que escreveu a história do tratamento da saúde mental em Barbacena, no estado e em todo o país, fato que já foi tema de livro e filmes, com muitas vidas e histórias ligadas ao espaço arquitetônico.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais