Em apoio à ASDEF, Conselho Municipal transfere local de reuniões

A Associação Regional das Pessoas Portadoras de Deficiência de Barbacena (ASDEF) e a Prefeitura de Barbacena vivem um impasse. O município, segundo publicação em seu site oficial, afirma que através de um instrumento firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), está obrigado a gerenciar e administrar a área da Estação Ferroviária e que, por isso, deve resguardar a utilização do bem para fins culturais. “Não obstante as valiosas e importantes finalidades da ASDEF, quando notificada, a mesma não apresentou comprovantes de atividades culturais e não tem, entre suas competências, o mencionado cunho cultural de âmbito universal e amplo, por tratar-se de associação limitada a determinada categoria. Além disso, restou constatada a falta de conservação dos espaços sob responsabilidade da mesma”, afirmou o município.

A ASDEF ocupa o espaço desde 1996. Quem também está intervindo na situação é o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDP. Durante reunião ordinária, o CMDP decidiu transferir tais encontros para a sede da Associação como forma de apoio. “O Conselho não concorda com ação impetrada contra a ASDEF. A Entidade possui um grande valor social e cultural, tendo em seu domínio a única biblioteca em braile em Barbacena, um acervo de livros de grandes autores brasileiros e internacionais. Além disso, a ASDEF oferece curso de libras e irá iniciar trabalhos como: Teatro acessível, Aulas de música entre outros trabalhos culturais, conforme determina o Estatuto da Instituição. Sendo assim, não se justifica o discurso de que a ASDEF não presta trabalho cultural”, destacou o Conselho.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais