Primeira parcela na conta: recurso do acordo com a Vale é liberado para os municípios

O governador de Minas, Romeu Zema, assinou na tarde desta segunda-feira (30 de agosto), o acordo para repassar cerca de R $1,5 bilhão aos municípios mineiros, vindo dos R$ 37 bilhões pagos pela Vale como reparação à tragédia causada pelo rompimento da barragem em Brumadinho. O valor total foi dividido proporcionalmente entre 853 municípios de Minas Gerais e será pago em três parcelas, com o primeiro pagamento equivalente a 40% do total.  As prefeituras não podem utilizar esse repasse para pagamento de salários ou compra de insumos cotidianos, o dinheiro deverá ser gasto em investimentos e será acompanhada por promotores de Justiça. 

O dinheiro tem que ser gasto em investimentos e não pode ser usado para o pagamento de salários nem para a compra de insumos cotidianos. A utilização dos recursos, por meio da prestação de contas das prefeituras, será acompanhada por promotores de Justiça. O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa do Patrimônio Público apresentou à Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais um roteiro elaborado para atuação dos promotores.  Carlos Dú, prefeito de Barbacena, participou da cerimônia que Zema assinou o acordo que destina os recursos para os municípios Mineiros. Segundo o prefeito, Barbacena vai receber cerca de 7 milhões de reais, o valor será destinado a obras de infraestrutura, saneamento, pavimentação de ruas, entre outras melhorias para a cidade.

O governador Romeu Zema ponderou que as vidas perdidas na tragédia não podem ser esquecidas e que nada consegue reparar isso, mas que o rompimento custou aos municípios um empobrecimento, que é o que foi buscado a amenização e o que chamou de sofrimento. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais