facebook
Publicidade Local

Entenda um pouco melhor sobre ecossistemas

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Por Sabrina Medeiros, licenciada em Ciências Biológicas e membro do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena e Delton Mendes Francelino, coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana, do IF Barbacena.

Entenda um pouco melhor sobre ecossistemas - SABRINA E EUNós, seres humanos, usamos o estudo de Ecossistemas para descrever qualquer canto de nosso Planeta Terra, e assim ter uma melhor compreensão da natureza. Um ecossistema então, é um lugar na natureza formado por um determinado espaço (meio formado por componentes abióticos como energia, calor, luz, ar…) e os seres que o habitam (todos os bióticos incluindo microrganismos, fungos, vegetais, peixes, pássaros entre diversos outros). Tais ecossistemas podem ser classificados em naturais e artificiais, dependendo das condições que os mesmos se encontram.

Para que visualizemos melhor o funcionamento desses ecossistemas é interessante lembrar que por volta de 1800 nos Estados Unidos, várias florestas oestes foram derrubadas para dar lugar a passagens de gado e agricultura. Os lobos, habitantes dessa biodiversidade destruída começaram a matar os bois, galinhas e porcos dos fazendeiros, que, incomodados com seus prejuízos, decidiram dizimar os lobos, tanto, que em 1950 a população desses animais foi completamente extinta do território americano. Pela ausência de lobos no Parque Nacional de Yellowstone a população de veados cresceu exponencialmente, reduzindo muito a vegetação dos vales, pois pastaram toda a grama e pequenos arbustos. Com isso, não só a vegetação, mas todo o ecossistema do parque ficou defasado.

Contudo, em 1995 quando o governo resolveu recuperar a espécie ao reintroduzir 14 lobos de volta ao parque algo fascinante aconteceu e apesar de em baixo número, os lobos mataram alguns veados e muito mais importante que isso, mudaram seus comportamentos, passando a evitar locais mais vulneráveis como vales e rios e por isso a vegetação desses lugares começou a se regenerar.

Em algumas áreas a altura das árvores chegou a quintuplicar e com mais árvores os pássaros e aves migratórias começaram a voltar ao parque e o número de castores também subiu, pois os mesmos se alimentam das árvores. As barragens construídas por esses animais também forneceram passagem para lontras, patos, répteis e anfíbios. Enfim, todo o ecossistema foi se recuperando por meio da reintrodução desses poucos indivíduos.

Na natureza, tudo é interdependente. Todos os seres são independentes individualmente, mas dependem de uma infinidade de outras interações coletivas num nível tão profundo que até o rio depende do lobo. Com essa pequena visualização, é possível observar o quão nossas atitudes e ações podem gerar graves prejuízos aos diversos ecossistemas que constituem nosso planeta, ou seja, a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras, assim como a extinção de apenas uma espécie pode prejudicar todo um ecossistema.

 

ALHO, C. J. R. Importância da biodiversidade para a saúdo humana: uma perspectiva ecológica.Estudos avançados 26 (74), 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ea/v26n74/a11v26n74.pdf>. Acesso em: 05/12/2020.

CARVALHO, A. A.; FERREIRA, J. R. Do presente ao futuro: meio ambiente no contexto bioético. Rev.Bioét. vol.27 no.2 Brasília Apr./June 2019  Epub July 01, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000200359>. Acesso em: 05/12/2020.

CASARTELLI, M. R. Por que devemos preservar os ecossistemas?. Ação didático-científica Estágio de docência 2015.

Entenda um pouco melhor sobre ecossistemas - LOGO SAMARA 2[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column]

[better-ads type=”campaign” banner=”28575″ campaign=”29223″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”0″]

[/vc_column][/vc_row]

Destaques do dia