A EPR Via Mineira, concessionária responsável pela administração da BR-040 no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, realiza, entre os dias 12 e 20 de fevereiro, uma ação de conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança. A mobilização faz parte do programa Conviver e tem como objetivo intensificar ações educativas voltadas aos motoristas e passageiros que trafegam pela rodovia, incentivando o uso correto dos equipamentos de segurança.
De acordo com levantamento da concessionária, cerca de 40% das vítimas de acidentes registrados no último ano não utilizavam equipamentos de segurança. Os dados consideram ocorrências envolvendo veículos que possuem o dispositivo, como automóveis e caminhões.
Ainda segundo a EPR Via Mineira, em dezembro de 2025, todas as vítimas fatais registradas em acidentes na rodovia não utilizavam o cinto de segurança. Para o gerente de operações da concessionária, Anderson Finco, os números evidenciam a necessidade de reforçar ações preventivas.
Segundo ele, o uso do cinto aumenta significativamente a segurança dos ocupantes do veículo e contribui para a preservação de vidas. Finco também destaca a importância do respeito às demais normas de trânsito, como os limites de velocidade e a sinalização, para garantir um deslocamento mais seguro.
Programação das ações:
- Quinta-feira (12) – Barbacena – Posto Roda Mais (km 720 da BR-040), às 15h
- Domingo (15) – Barbacena – Roselanche (km 697 da BR-040), às 9h
- Segunda-feira (16) – Barbacena – Posto Roda Mais (km 720 da BR-040), às 15h
- Sexta-feira (20) – Juiz de Fora – UOP PRF (km 766 da BR-040), às 15h










