O governo de Minas Gerais anunciou, nesta terça-feira (28), que passará a oferecer de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um teste genético para detecção de mutações associadas aos cânceres de mama e de ovários hereditários.
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a iniciativa será direcionada a “mulheres com histórico pessoal ou familiar das doenças, consideradas de alto risco genético, conforme critérios definidos em resolução específica”.
Os testes serão realizados mediante convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a previsão é que tenham início no começo de 2026. Para a coleta do material de análise não será necessário jejum, sendo recolhida uma amostra de sangue ou saliva da paciente.
Ainda segundo a SES-MG, os resultados podem ser positivos, negativos ou inconclusivos. Entretanto, resultados positivos não indicam a presença da doença, mas sim uma maior predisposição, o que indicará a necessidade de acompanhamento frequente com profissional da saúde.
Além da oferta do teste genético, o governo também anunciou que irá ampliar a realização de mamografias pelo SUS, para mulheres de 40 a 74 anos, com periodicidade de dois em dois anos. Antes, o público com esse acesso era restrito a mulheres entre 50 a 69 anos.
Fonte: SES MG
Se você é um bom detetive está convidado a desvendar o ENIGMA BOL. E de quebra ainda pode ganhar um sanduíche do São Bartolomeu!! Bora?
Entre as matérias publicadas no Portal Barbacena Online você vai encontrar um link.









