A Defensoria Pública de Minas Gerais abriu inscrições para a 13ª edição do Mutirão Direito a Ter Pai. Barbacena está entre as cidades contempladas com a iniciativa que acontece entre os dias 28 e 31 de outubro. O objetivo é garantir o direito à identidade e fortalecer os vínculos familiares, oferecendo gratuitamente serviços como exames de DNA, reconhecimento espontâneo de paternidade ou maternidade, reconhecimento de filiação socioafetiva, além de demandas relacionadas a alimentos, guarda, convivência e investigação de paternidade.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de outubro, de forma presencial ou por telefone (32 3331-0441), diretamente na unidade da Defensoria Pública em Barbacena. Para participar, é necessário apresentar certidão de nascimento do filho ou filha sem o nome do pai ou da mãe, documento de identidade com foto, comprovante de endereço e de renda e, no caso de requerentes menores de idade, também os documentos do responsável legal. Nos pedidos de reconhecimento socioafetivo, é exigida ainda a certidão de nascimento da pessoa que será reconhecida, mesmo que já exista pai ou mãe registral.
A Defensoria Pública tem sede à rua José Pires dos Reis, 24, bairro das Mansões. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.