Primavera, verão, inverno e outono

Francisco Santana

Quarta feira, 20 de março de 2024, data em que comemoramos o inicio do outono. Voltei aos meus tempos de aluno do curso ginasial lembrando-me das aulas de geografia e português. Geografia onde os professores falavam sobre as características das estações do ano e de português onde as estações Primavera, Verão, Outono e Inverno exerciam inspirações para os poetas, os enamorados, os compositores e para todos os seres humanos sensíveis que sempre as festejam ou homenageiam em forma de poemas, crônicas e músicas. No campo da arte eu me lembro de um professor ter citado as estações Verão, Outono, Primavera e Inverno e falar sobre Le quattro stagioni, conhecidos em português como As Quatro Estações, são quatro concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi, compostos em 1723 e parte de uma série de doze publicados em Amsterdão em 1725, intitulada Il cimento dell’armonia e dell’inventione. Ao ouvi-las percebemos que as estações tomam conta do nosso interior trazendo-nos mutações interessantes. Parece que há uma inversão de posição entre alma e corpo onde um toma o lugar do outro. O que sentimos é uma alegria incontida, uma emoção à flor da pele e uma grande vontade de correr, sorrir, chorar, cantar e acima de tudo, amar.

Os ensinamentos eram tão empolgantes, tão persuasivos que a maioria dos alunos da classe decorava as características de cada estação e datas de seus começos e fins. Não cheguei a tanto, mas eu gostava de ver os colegas defenderem suas teses e buscarem subsídios para acrescentarem mais conhecimentos. O Verão apresenta temperaturas elevadas e dias mais longos que as noites. Nesse período, há aumento dos índices pluviométricos. Essa estação do ano sucede a primavera e antecede o outono; Outono é considerado um período de transição e caracteriza-se pelo declínio das temperaturas, com exceção das regiões que se localizam próximo ao Equador. Nesse período, as folhas das árvores apresentam tons amarelados e costumam cair, indicando mudança de estação; o Inverno caracteriza-se pela queda das temperaturas e, em alguns lugares do Hemisfério Sul, pela ocorrência de geadas e nevascas. Apresenta dias mais curtos e noites mais longas em decorrência da menor incidência solar. Nesse período, ocorrem migrações de diversas espécies de animais para áreas com temperaturas mais elevadas e a Primavera, apresenta temperaturas amenas e agradáveis e aumento dos índices pluviométricos. Os dias começam a ficar mais longos, e as noites passam a ser mais curtas. A característica principal dessa estação é reflorescimento da flora terrestre.

O Verão inicia-se no dia 21 dezembro e finaliza-se no dia 20 de março; o Outono inicia-se no dia 20 de março e termina no dia 21 de junho; o Inverno inicia-se no dia 21 de junho e finaliza-se no dia 21 de setembro e a Primavera inicia-se no dia 22 de setembro e finaliza-se no dia 21 de dezembro. Tudo isso porque o território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte.

As características de cada estação não são mais fixas, nao são mais as mesmas. Elas guardam algumas mas, nao podemos acreditar nelas em sua totalidade. Um elemento surpresa apareceu e tudo se mudou. Eu me refiro ao El Niño que é um fenômeno climático, que envolve fatores atmosféricos e oceânicos, caracterizado pelo aumento das temperaturas do oceano Pacífico. A origem desse fenômeno é a costa oeste da América do Sul, mais especificamente o território do Peru. A alteração anormal da temperatura do oceano Pacífico provoca mudanças climáticas significativas, principalmente na faixa tropical do globo. O El Niño gera alteração nos padrões climáticos de temperatura e precipitação. No Brasil, o El Niño causa chuvas torrenciais na região Sul, além de secas severas no Norte e Nordeste do país.

O El Niño é um importante fenômeno atmosférico e também oceânico, visto que impacta de forma direta as características climáticas globais. A principal causa da ocorrência do El Niño é o aquecimento das águas do oceano Pacífico, especialmente ao longo da costa oeste da América do Sul. O aquecimento dessas águas provoca diferentes anomalias climáticas em várias regiões do globo, com destaque para a faixa tropical. O El Niño tem importantes consequências econômicas e ambientais, em razão das mudanças significativas nos regimes de temperatura e precipitação. Esse  região Sul do Brasil. O resfriamento anormal das águas oceânicas do Pacífico, ao contrário do que ocorre no El Niño, resulta em outro importante fenômeno climático, chamado La Niña.

Recebi de uma colega um texto interessante que versa sobre o assunto. Eu vou dividi-o com você.

“Há quem goste do inverno e há quem goste do verão, outono ou primavera. Eu gosto mesmo é de ver as estações mudarem. A natureza como a vida, se equilibra na mudança… no transitar. E como é bom saber que as coisas mudam. Que depois de um inverno rigoroso novas flores surgem e a raiz fica mais forte. Há beleza na passagem…no ciclo que se fecha e permite que outro surja. É pela benção da efemeridade que podermos ver a beleza em todas as estações que, ora nos permitem sorrir, ora aprender e eu comprei o bilhete da vida para experimentar as várias “estações”. (Autor não citado).

 

(Fonte: sites da Internet).

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: