BORGES – FLIBA – Garizo Becho – Laura Cabette

Jacyntho Lins e Ângela Laguardia

A Academia Barbacenense de Letras e a Fundação Porphyria e José Máximo de Magalhães se tornaram parceiras realizando a primeira edição do Festival Literário de Barbacena – FLIBA 2024, justamente procurando oportunizar, valorizar e divulgar a produção literária desta região. O FLIBA faz parte das múltiplas propostas do fazer cultural a serem desenvolvidas por estas entidades, todas buscando priorizar o ser humano enquanto capaz de desenvolver suas habilidades de pensamento através de grande diversidade de recursos. É também o resultado de um entusiasmo unívoco de pessoas determinadas a tornar real este sonho. Muito devemos ao acadêmico Ricardo Salim, a Rodrigo Geoffroy, Presidente da ABL, a Vinicius Cruz Machado, Presidente da FPJMM e aos Acadêmicos:  Luciano Alencar Cunha, Edson Brandão e outros, todos de igual devoção à causa. A abertura na noite do dia 15 contou com a evocação do “O Santo Protetor” (Obra do renomado doutor Geraldo Barroso) e arte de Edson Brandão, uma bela exposição e a presença do renomado médico. Também presente, o Presidente da Academia de Letras, professor Jacyntho  Lins, orador durante a abertura e também a presença de vários autores expositores. E, durante o dia 16, aconteceu diversas atividades que enriqueceram o evento.  A FLIBA se revestiu de muito sucesso sinalizando que “tudo vale a pena se alma não é pequena”! (Colaboração de Áurea Vasconcelos Grossi)

Edson Brandão, doutor Geraldo Barroso e Maria Eugênica Tollendal

Carlos Vinícius Da Cruz Machado, Ricardo Salim, Silvério Ribeiro, Rodrigo Tostes Geoffroy, José Heleno, Edson Brandão, Aurea Vasconcelos Grossi, Angela Laguardia Gogóia Bittar, e Luciano Alencar

 

Primeiro Encontro da Família Garizo Becho

A Força da união, os primos reunidos, os patriarcas eram avós de todos eles! Foi em função deles que a festa foi realizada.

Na obra de Altair Savassi; “Personalidades em Destaque” é registrado o  nome de Durval Garizo Becho Andorinho (Vavá) filho do imigrante Antônio Garizo Becho Andorinho, de nacionalidade portuguesa, casado com dona Brasilina Jorge de Castro. Durval foi casado com Dona Carmem Soares Valente Becho e galgou projeção social de destaque na região. Dentro da tradição da época, Durval teve a felicidade de compartilhar sua existência com seus irmãos: José Garizo, Hercília, Manoel, Hairton, Waldemar, Virgílio, Antônio e Maria do Carmo (Bisuca). A partir daí, uma próspera e rica descendência que até hoje, preserva a excelência do DNA, existindo e fazendo acontecer..  Seria impossível descrever todos, mas busquei no escritor Gerson Danelon o que representou a “Primeiro  Encontro da Família Garizo Becho: “ A vida é o desemaranhar das teias, o atar dos laços, o afrouxar dos nós… e nós suspensos pelo fios da esperança”. Não posso deixar de registrar e agradecer  o convite  feito pelo renomado Carlos Alberto Motta, filho de Zélia e a amiga do coração, muito presente durante a pandemia, Patrícia  Becho. Muitos outros, conhecidos da vida social, meu respeito e admiração.   A comissão foi formada por: Denise, Fabiane, Mazinho, Beth, Beto, Gláucia e Isabela que foram incansáveis para a realização do evento. Fizeram muita festa para o colunista, que sentiu os “laços reforçados” O evento foi realizado no “Espaço Jardim”, um sítio urbano localizado no Bairro Santa Tereza com uma fauna e flora exuberantes à Avenida Cristo Rei, 160  com a administração do atuante Rodrigo (Colaboração; Fabiane Becho)

A comissão: Denise, Fabiane, Mazinho, Beth , Beto, Gláucia e Isabela

Roberto Garizo Becho, Regina e os filhos de Roberto

Maurílio, Brasilina, Mário Wilson, Marina, Maurício e Juvenal

Raquel e José Irineu Sales com as filhas: Patrícia, Cristina, Andrea, Roberta e Daniela

Primos: Brasilina, Luiz Sérgio, Beatriz e seu pai Vicente

Encontro de gerações: Denise, Raquel, Carlos André e Adriana

Beto Becho, Karla e Carlos Alberto Mota (Bebeto)

Fabiane, Matheus, Márcio e Lina( Brasilina) filha da Bisuca

Gerações de “Bisuca! em confraternização

100 Anos de Laura Cundari Cabette  

Dona Laura com o filho Nélio e as filhas; Heloisa Helena, Eliane, Roselene, Rosejane, Rosângela e Regina Lúcia Cabette

O ator e diretor de teatro e TV, Antônio Abujamra interpelava seus entrevistados com a icônica pergunta: “O Que é a Vida”?  Para uma linda mulher do seu tempo, a resposta de Dona Laura seria simples; viver, construir uma família e reunir à mesa, quando possível todos em laços fraternos.

E na noite do dia 16 em sua bela residência, Laura aos 100 anos, realizou a almejada façanha em reunir os filhos: Nélio, Regina Lúcia, Rosângela, Rosejane, Roselene, Eliane e a sua, digamos “Ajudante de Ordens” Heloisa Helena,  os netos e os bisnetos  para uma  celebração do seu centenário.  Um serviço de bom nível, bolo e doces do Atelier du Chocolat e Música do grupo “Mistério de Louvor” da Igreja Quadrangular, formada por pastores e missionários.  Há segredo para a longevidade?  Não há segredo, mas  com certeza um lar feliz, um casamento de amor, cumplicidade e respeito deram a Dona Laura a força do viver. Soube educar os filhos para a vida, sequência  seguida pelos  netos e desponta com os bisnetos. ( Colaboração de Heloisa Helena Cabette) – Fotos de Ronald Araújo

Dona Laura com os netos: Carla Cristina, Egberto, Frederico, Reinaldo, Eduardo e Carlos Rogério

Dona Laura com os bisnetos: Leandra, Sofia, Gabriel, Cauã, Felipe, Thamara, Valentina e Luiz Eduardo

Laura, filhos e netos em torno da mesa do bolo e doces

Maycon Mesquita, a cantora Joelyse e Orlando

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: