Secretária fala sobre as feiras, bares e Minas Consciente

A Secretária de Saúde Municipal e Programas Sociais, Marcilene Dornelas Araújo falou, durante entrevista ao Contato Direto da Rádio Sucesso, sobre a situação de Barbacena e região em relação à Covid-19. O programa do Governo de Minas apresentou algumas mudanças, dentre elas a autonomia dos municípios. Barbacena, assim como a macrorregião Centro Sul, já cumpre o Minas Consciente desde a sua colocação e não há mudanças indicadas para a região.

As alterações enquadram apenas padarias e bares que terão de seguir os protocolos de vigilância, não permitindo mais o consumo dos clientes dentro do próprio estabelecimento. Nas padarias não é permitido que os consumidores sirvam o próprio alimento. Além disso, bares e restaurantes estão autorizados apenas ao delivery e não podem disponibilizar o alimento no interior para o próprio consumo. Isso também é válido para bebidas alcoólicas, sendo proibido o consumo no interior dos bares. 

Sobre o pico da Covid-19 a secretária explicou que este é o resultado não apenas da região Centro Sul, mas sim de um compilado de todas as regiões em Minas Gerais e acredita que na próxima liberação do comitê extraordinário haverá um panorama geral. Porém, sobre os resultados de Barbacena e região, ela considera que a cidade não estará vivendo o pico da Pandemia nos próximos dias, uma vez que os casos na região estão controlados, com leitos disponíveis dando total assistência aos pacientes.

 

FEIRAS – A secretária ressaltou que reuniões estão sendo feitas para garantir a continuidade do serviço. No entanto, a preocupação é com as novas orientações do Ministério Público já que não há mecanismos de flexibilização definidos, pois só é praticado o que está pleiteado dentro das deliberações. Feiras não estão inseridas em nenhuma onda do programa Minas Consciente e o indicativo é de que sejam retomadas somente após cessar a pandemia.

 

BARBEARIAS E SALÕES DE BELEZA – No tocante aos institutos de beleza, como salões e barbearias, Marcilene disse que estes estão inseridos na onda amarela e acredita que, em breve, com a estabilidade dos casos na região sejam retomados.

 

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO – Nos últimos dias surgiram rumores de um possível surto da Covid-19 no Manicômio Judiciário Jorge Vaz. Marcilene afirmou que “até a presente data, não há um surto de Covid-19 no lugar”. A redação do Barbacena Online apurou que houve um caso positivo para Covid-19. A preocupação dos servidores é com relação à contaminação, o que motivou uma série de mensagens às redações do Barbacena Online e do Contato Direto.

 

FISCALIZAÇÃO – Sobre a fiscalização dos estabelecimentos, foi explicitado que está sendo realizada de forma contínua visando o bem-estar e à segurança dos habitantes, por meio de plantões, e aos finais de semana ainda há uma equipe mais robusta, com o apoio da Polícia Militar, dos Bombeiros, da Guarda Municipal e da Vigilância e as concessões, em que as denúncias são atendidas e são feitos rastreios dos possíveis estabelecimentos que estejam fora dos parâmetros da normalidade. A autoridade também ratificou que a respeito do comércio, o Minas Consciente é muito extenso, não sendo possível listá-los por meio de rádio ou de televisão. A orientação, então, é que os cidadãos acessem o site do Minas Consciente para informações mais precisas.

LEIA TAMBÉM: 

Mais de 90% dos casos positivos de Covid-19 em Barbacena estão curados

Destaque linha 1