Mais de 90% dos casos positivos de Covid-19 em Barbacena estão curados

Desde o dia 27 de fevereiro, quando foi criado o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura de Barbacena vem tomando várias medidas para combater o vírus. Após todos esses meses dedicados aos cuidados com a pandemia, um novo índice vem sendo destacado de forma positiva pela Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena: a porcentagem de pacientes curados no município. De acordo com uma comparação realizada entre os boletins da cidade e da Agência Brasil, considerando os números divulgados até a última terça-feira (23), Barbacena tinha registrado 339 casos positivos para Covid-19, com 322 curados, o que representa 94,9% do total de casos. Até a data analisada, o Brasil contava 1.145.906 casos confirmados, sendo 613.345 recuperados, que representa um índice de 53,5%.

A Prefeitura de Barbacena também vem apresentando números positivos em relação aos leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19. A taxa de ocupação desses leitos gira em torno de 30% à 35%, com o pico tendo sido de 43%. Vale ressaltar que os 20 primeiros leitos foram criados em 7 de abril e, atualmente, o município já disponibiliza 36 leitos de UTI para Coronavírus, sendo 10 na Santa Casa de Misericórdia, 10 na Maternidade (Imaip), 6 no Hospital Regional, 5 no Ibiapaba e 5 da Unimed, que correspondem à saúde complementar.

Esse número positivo em relação aos casos curados não significa que já é possível aplicar o relaxamento das medidas no enfrentamento ao vírus. A recomendação continua sendo o distanciamento social e o uso de máscaras caso seja necessário sair de casa.