Policlínica e Município não se entendem

As redes sociais foram palco para um desajuste entre o Hospital Policlínica e a Prefeitura Municipal de Barbacena. Em três postagens eles trocaram farpas e acusações. Tudo começou na quinta-feira (13) quando a equipe médica de plantão da Policlínica pediu demissão. O principal argumento foi a redução em 37% do salário dos profissionais de saúde. “É com pesar que emitimos esse comunicado pois nos sentimos extremamente desvalorizados mesmo após tantos anos de dedicação à instituição”, afirmou a nota, que garante o serviço até o final deste mês de julho, encerrando o contrato de trabalho.

Com a publicação do pedido de demissão, a Direção do Hospital Policlínica veio a público, também usando suas redes sociais e afirmou que “vem passando por muitas dificuldades após o fim da contratação dos serviços SUS pela Prefeitura em nossa porta, está lutando para manter o hospital em funcionamento e, neste momento, mesmo com muita tristeza, precisa fazer adequações financeiras para que possamos continuar funcionando e mantendo os empregos de 120 colaboradores”.

A nota do Hospital Policlínica segue “a direção espera que, em breve, possamos retomar nossa parceria com a Prefeitura e estar oferecendo serviços SUS gratuitos para a população, e esse é o nosso maior objetivo.” Por fim, a Direção do hospital garante que já contratou novos profissionais para manter o pronto-atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Ainda nas redes sociais, foi a vez da Prefeitura de Barbacena se manifestar. “Primeiramente é importante ressaltar que todos os repasses do hospital se encontram rigorosamente em dia. Além disso o município garantiu um aumento dos repasses em 7,38%”. Mais adiante, a nota que está publicada pela Prefeitura esclarece sobre as verbas destinadas à Policlínica, “no ano de 2022 o hospital recebeu R$7.271.289,72 de recursos e em 2023 até o momento a quantia repassada foi de R$7.808.508,24. No entanto, devido ao não cumprimento das metas, ou seja, procedimentos, cirurgias e atendimentos que deveriam ser realizados a população, infelizmente o hospital tem feito devoluções de repasses ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esses recursos são reinvestidos no atendimento à população”.

Ainda na publicação, a Prefeitura questiona a Administração do hospital, “nos causa tristeza a forma com que o Hospital tem noticiado problemas administrativos, atribuindo a administração municipal a responsabilidade de uma situação que deveria ser resolvida de forma técnica, responsável e transparente pela gestão da instituição. A Prefeitura se coloca mais uma vez a disposição do hospital para auxiliar na solução de problemas inclusive de cunho administrativo”.

Recentemente foi anunciado pelo Poder Executivo Municipal a liberação pelo Governo Federal de verba suficiente para que a Policlínica Barbacena implemente cinco leitos de UTI. Cabe ao Hospital atender às normas determinadas pelo SUS para o efetivo funcionamento da Unidade de Tratamento Intensivo.

EDITORIAL – É lamentável que situações como estas aconteçam. Primeiro que tal situação sequer deveria estar acontecendo. Cada qual deve ter responsabilidade e discernimento em seus campos de atuação.

Segundo pelo fato de estarem usando as redes sociais para o embate. A saúde de Barbacena e a população barbacenense não merecem. Resta saber quando o amadorismo será substituído por capacidade, empenho e dedicação. Enquanto isso as filas para atendimento crescem e tantas pessoas ficam à míngua, aguardando cirurgias, exames e atendimento humanizado.

Não custa lembrar que a Constituição Federal preconiza, em seu artigo 196, “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: