Ordenação episcopal de Monsenhor Valter marcada para dia 23 de janeiro

Nomeado pelo Papa Francisco, em novembro, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese São Salvador (BA), Monsenhor Valter Magno de Carvalho terá sua ordenação episcopal no dia 23 de janeiro de 2021, em Barbacena. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Mariana.

O religioso ficou bastante conhecido da comunidade católica de Barbacena ao atuar como pároco da Basílica de São José Operário e da Matriz de Nossa Senhora da Assunção.

O lema episcopal do Monsenhor Valter Magno será “Em atenção à Tua Palavra (Lc 5,5)”. Seu brasão foi criado com o auxílio do Padre Fabiano Milione Honório.

De acordo com a Arquidiocese de Mariana, os detalhes do brasão indicam:

  • A barca é símbolo da Igreja de Jesus. No mar turbulento da história, vence as tormentas e segue seu curso em busca do Reino Definitivo porque tem como timoneiro o próprio Senhor que não deixa à deriva aqueles que Ele escolhe como seus. Os remos soltos ao mar retratam o abandono dos discípulos da vida que tinham antes do encontro com o Senhor e a entrega à nova vida que surge dessa experiência.
  • O livro aberto da Palavra de Deus evoca a missão da Igreja, Casa da Palavra, servidora e anunciadora do Reino. Neste contexto se insere o ministério episcopal enquanto serviço incansável ao Evangelho.
  • A Flor de lis é uma evocação da Virgem Maria, a primeira discípula de Jesus e membro supereminente na Igreja. Sob os títulos de Senhora das Dores, padroeira da Paróquia de origem do bispo e de Senhora da Assunção, padroeira da Arquidiocese de Mariana, o bispo consagra seu ministério episcopal à Mãe do Divino Salvador.
  • O azul ao fundo do brasão retrata a abertura de horizonte do ministério episcopal, assumido como um serviço a toda a Igreja de Cristo.
  • O lema episcopal se inspira no evangelho de Lucas (5,1-11), no qual Jesus e os discípulos estão às margens do Lago de Genezaré. Eles labutam pelo alimento e, diante do insucesso, são interpelados pelo Senhor a lançarem as redes em águas mais profundas. Coube a Pedro, atendendo ao mandato de Jesus, responder com a palavra inspiradora: trabalhamos a noite toda e nada pescamos, mas, in verbo tuo – em atenção à Tua Palavra – vou lançar as redes. A missão do bispo é sempre assumida por indicação de Jesus e executada com fé plena na sua Palavra.

Padre Valter nasceu em Capela Nova (MG), em 22 de fevereiro de 1973, filho de Antônio Evangelista de Carvalho e Ester Luzia de Carvalho.

Ingressou no seminário menor Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), em 1989. Cursou Filosofia no seminário maior São José, de 1991 a 1992, e Teologia, no mesmo seminário, de 1993 a 1996, ambos na mesma arquidiocese. É bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior, de Juiz de Fora (MG) e possui especialização em Formação de Presbíteros Diocesanos, pelo Instituto São Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG) (2015).

Foi ordenado diácono, em 19 de outubro, de 1996, em Mariana (MG) e sacerdote, em Palmital dos Carvalhos (MG), no dia 23 de agosto de 1997.

Além de ter sido presbítero em várias paróquias da arquidiocese de Mariana, foi diretor da Comunidade do Propedêutico, em Barbacena (MG), de 1997-1999, assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, de 1997 a 1999. Também coordenou o curso de Teologia para leigos (CETE), em Barbacena (MG), de 2000 a 2001 e foi vigário episcopal na arquidiocese de Mariana.

Atuou como membro dos seguintes organismos na arquidiocese de Mariana: Conselho de Formadores do Seminário Maior São José, Colégio dos Consultores, Conselho Presbiteral, Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação, Conselho Curador da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e Diretoria da Escola Diaconal São Lourenço.

(Fonte: Página do Santuário de Nossa Senhora da Piedade)

 

LEIA TAMBÉM:

https://barbacenaonline.com.br/ex-paroco-da-basilica-e-nomeado-pelo-papa-francisco-como-bispo-auxiliar-da-arquidiocese-de-salvador-ba/