Insulina é disponibilizada parcialmente no sistema público de saúde

Por meio de nota a Secretaria Municipal de Saúde informou a disponibilidade parcial de Insulina Humana NPH aos usuários de Barbacena. O medicamento é adquirido pelo Ministério da Saúde, repassado aos Estados, que faz o repasse aos municípios.

O município de Barbacena afirmou que em fevereiro foi solicitado o quantitativo necessário para atender toda a demanda de insulina NPH. “Em 18 de fevereiro, a Sesaps recebeu via e-mail um comunicado da SES que só estaria autorizado 38% dessa programação realizada pelo Município, em função de atraso de entrega pelo Ministério da Saúde. Esse atraso pode ter ocorrido em função do lote de insulina humana NPH suspenso pela Anvisa recentemente”, afirmou a nota.

Sendo assim, o repasse do medicamento aos usuários cadastrados vem sendo feito de forma parcial para que todos recebam pelo menos um frasco de insulina. Esta decisão foi tomada após “orientação de que o usuário procurasse as farmácias e drogarias credenciadas pelo Programa Farmácia Popular para receber o quantitativo complementar de que necessita, uma vez que o Programa Farmácia Popular oferece o medicamento Insulina Humana NPH de forma gratuita”, diz a secretaria.

A previsão é de que o estoque seja normalizado com o recebimento do quantitativo solicitado em março, que deve estar disponível até 8 de abril.