Hospital Regional e CHPB realizam seminário para debater problemas

Representantes da associação sindical dos trabalhadores em hospitais de Minas Gerais realizam seminário nesta terça-feira (11), às 19h30, na sede campestre da FHEMIG, para discutir os problemas enfrentados tanto pelo Hospital Regional, quanto pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB) em busca de soluções efetivas.

O Hospital Regional atende a macrorregião de Barbacena, além das cidades no entorno, totalizando 52 municípios na região. Nasceu do CHPB e começou a receber internação há cerca de 13 anos, e neste mesmo período começaram a surgir questões, como a necessidade de aparelhos, profissionais e até mesmo o enxoval do hospital para atender os pacientes. As queixas são constantes, tanto por parte do serviço, quanto pela demora no atendimento, pois não existe rotatividade e outros hospitais do município não conseguem absorver a demanda dos pacientes.

O CHPB atualmente atende cerca de 124 pacientes que se preparam para ir para as residências terapêuticas. Também há a unidade de internação de pacientes agudos, para pacientes em crise, o ambulatório de saúde mental que atende toda a região de Barbacena e o Centro Social, com oficinas terapêuticas, através do acompanhamento de profissionais que fazem o trabalho de ressocialização. O Hospital conta ainda com o projeto que já está em andamento, do grupo da 3ª idade, com 37 senhoras.

Esses serviços possuem grande importância para a comunidade, e por isso, a proposta é que se tornem substitutivos ao invés de serem encerrados e para que a Saúde possa ser discutida e novas soluções possam ser encontradas é preciso trazer para a comunidade para que juntos, funcionários, hospitais e população possam encontrar formas para ter uma Saúde com mais qualidade a todos. O Seminário é aberto a toda a população.