Hospital desenvolve programação especial no Outubro Rosa

No mês de Outubro acontece o Outubro Rosa, uma campanha anual realizada mundialmente com o objetivo de alertar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Barbacena, não é diferente, diversas instituições realizam ações para conscientizar e engajar as pessoas na campanha.

O Hospital Ibiapaba Cebams, referência em oncologia no município de Barbacena e região há quase 30 anos, é credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de quimioterapias além de tratamento humanizado com equipe multidisciplinar. A instituição conta também com voluntários da Associação de Apoio à pessoa portadora de câncer e seus familiares (APPC). Por isso, até o dia 31 do mês a fachada do hospital será decorada com bandeiras cor de rosa. A instituição preparou, também, uma programação especial para ressaltar a importância da prevenção.

Fique atento:

– 14 de outubro às 19h30: participação do hospital em ação realizada pela Associação Médica de Barbacena.

– 18 de outubro: acontecerá um simpósio online sobre câncer de mama destinado à profissionais de saúde e estudantes da área e será transmitido através do site www.ibiapaba.com.br

– 29 de outubro: vai acontecer um curso online e gratuito com o tema “Como o familiar pode dar suporte ao paciente com câncer de mama” que também será transmitido pelo site do hospital.

Para ambos os dias, as inscrições poderão ser realizadas pelos interessados através do site www.ibiapaba.com.br


Casos em 2020 – No último ano, segundo estatísticas do Registro Hospitalar de Câncer do Hospital Ibiapaba Cebans (RHC), foram 58 novos casos de câncer de mama atendidos na instituição registrados na região. Isso correspondeu a 9% dos diagnósticos feitos. Já em homens – o câncer de mama pode ocorrer porém é raro – foi atendido apenas um novo caso.