Higienização das mãos pode evitar não só a Covid-19

A pandemia da Covid-19 fez com que a higienização das mãos ganhasse mais evidência. Porém, durante o inverno, que se estende até o dia 21 de setembro, outras doenças características da estação podem afetar as pessoas e a higienização correta das mãos é uma das maneiras de preveni-las.

Com o uso de máscaras, as pessoas tendem a mexer menos no nariz e na boca. Porém, o contato das mãos com objetos permanece. Estes objetos, devido ao contato frequente, podem conter vírus e bactérias. São seres invisíveis, mas que podem ser nocivos à saúde.

Segundo o coordenador do SCIH do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Daniel Azalim, os vírus que podem contaminar as pessoas por meio da não higienização das mãos vão desde o da gripe até o da catapora. “As mãos podem carregar, além de gripes e resfriados, os vírus da conjuntivite, gastroenterite, mononucleose, rotavírus, catapora, herpes, salmonella e o COVID-19. Além desses vírus, também existem bactérias, fungos e protozoários que as mãos podem carregar”, observa.

A única forma de combater isso é por meio da higienização correta das mãos, seja por meio de água e sabão ou álcool em gel, pois estas substâncias, em razão da fricção, quebram a membrana protetiva dos vírus.

Como higienizar corretamente as mãos?

– Abra a torneira e molhe as mãos (evite encostar na pia!);
– Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos;
– Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si;
– Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos;
– Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais;
– Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem;
– Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular;
– Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular;
– Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular;
– Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira;
– Seque as mãos, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

Fonte: Assessoria Comunicação Ibiapaba Cebams

 

Destaque linha 1