Estelionatários têm aplicado golpes em nome da Cemig. Fiquem alerta!

Consumidores atendidos pela Cemig devem ficar alerta aos golpes aplicados em nome da empresa. Estelionatários estão aplicando golpes em diversas regiões de Minas Gerais, principalmente com a pandemia da Covid-19. Somente de janeiro a agosto desse ano, foram registradas cerca de 35 mil ocorrências, segundo levantamento realizado pela Polícia Civil. 

Além disso, os criminosos não utilizam apenas a internet para a prática dos crimes. Segundo investigações, a Cemig constatou que são praticados principalmente três tipos de golpes contra os clientes da empresa: o primeiro, por contato telefônico conhecido como “Golpe da 4ª Vara Federal”, onde os golpistas ligam e se apresentam como representantes da “4ª Vara Federal” ou da “Justiça Federal”, cobrando possíveis débitos existentes e alegando que, em caso de não quitação do valor em um curto prazo de tempo, a Cemig retirará imediatamente o medidor de energia do local. Dessa forma, um boleto é enviado à vítima com dados falsificados através de e-mail ou WhatsApp, em nome de empresas ou pessoas físicas não pertencentes à empresa. Na maioria dos casos, esse golpe é aplicado contra estabelecimentos comerciais, como padarias e açougues, além de comerciantes em geral. Geralmente, o telefone utilizado é um 0800, sendo os mais comuns 0800-878-7751, 0800-591-3065 e 0800-878-9783.

No segundo modelo de golpe, os criminosos se apresentam na residência dos clientes da Cemig como funcionários, pedindo permissão para entrar, com a justificativa de verificação na rede elétrica nos cômodos da casa.  Geralmente, os estelionatários ficam sozinhos e se aproveitam para realizar furtos de objetos, móveis e eletrodomésticos da residência. Vale ponderar que nenhum profissional a serviço da Cemig tem autorização de entrar na residência dos clientes. 

O terceiro e mais usual nos tempos de pandemia é realizado via WhatsApp, onde o cliente recebe uma mensagem informando um desconto na sua conta de luz da Cemig. Após isso, é enviada outra mensagem dizendo que a nova fatura está disponível e já pode ser quitada clicando em determinado link. “É bom ressaltar aos nossos clientes que, em função da legislação do setor elétrico, a Cemig não concede descontos na conta de luz. Para conferência dos valores faturados e cobrados, os clientes podem consultar a fatura original recebida ou acessar nossos canais digitais para coleta das informações ou segunda via da fatura”, afirmou o gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig.

A Cemig recomenda que ao receber uma ligação de cobrança via telefone, o cliente ligue imediatamente para o “Fale com a Cemig, através do número 116 para conferir veracidade e autenticidade do contato. A consulta de valores pendentes pode ser realizada também via WhatsApp – (31) 3506-1160 –, pelo Telegram (@cemigbot), por SMS no número 29810, pelo aplicativo Cemig Atende ou até mesmo pela agência virtual no link https://atende.cemig.com.br/Login.   

Para que a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético possa conduzir a investigação e para a segurança do cliente, é orientado pela empresa, que em casos de tentativa de golpes seja registrado boletim de ocorrência.