Consumidores atendidos pela Cemig devem ficar alerta aos golpes aplicados em nome da empresa. Estelionatários estão aplicando golpes em diversas regiões de Minas Gerais, principalmente com a pandemia da Covid-19. Somente de janeiro a agosto desse ano, foram registradas cerca de 35 mil ocorrências, segundo levantamento realizado pela Polícia Civil.
Além disso, os criminosos não utilizam apenas a internet para a prática dos crimes. Segundo investigações, a Cemig constatou que são praticados principalmente três tipos de golpes contra os clientes da empresa: o primeiro, por contato telefônico conhecido como “Golpe da 4ª Vara Federal”, onde os golpistas ligam e se apresentam como representantes da “4ª Vara Federal” ou da “Justiça Federal”, cobrando possíveis débitos existentes e alegando que, em caso de não quitação do valor em um curto prazo de tempo, a Cemig retirará imediatamente o medidor de energia do local. Dessa forma, um boleto é enviado à vítima com dados falsificados através de e-mail ou WhatsApp, em nome de empresas ou pessoas físicas não pertencentes à empresa. Na maioria dos casos, esse golpe é aplicado contra estabelecimentos comerciais, como padarias e açougues, além de comerciantes em geral. Geralmente, o telefone utilizado é um 0800, sendo os mais comuns 0800-878-7751, 0800-591-3065 e 0800-878-9783.
No segundo modelo de golpe, os criminosos se apresentam na residência dos clientes da Cemig como funcionários, pedindo permissão para entrar, com a justificativa de verificação na rede elétrica nos cômodos da casa. Geralmente, os estelionatários ficam sozinhos e se aproveitam para realizar furtos de objetos, móveis e eletrodomésticos da residência. Vale ponderar que nenhum profissional a serviço da Cemig tem autorização de entrar na residência dos clientes.
O terceiro e mais usual nos tempos de pandemia é realizado via WhatsApp, onde o cliente recebe uma mensagem informando um desconto na sua conta de luz da Cemig. Após isso, é enviada outra mensagem dizendo que a nova fatura está disponível e já pode ser quitada clicando em determinado link. “É bom ressaltar aos nossos clientes que, em função da legislação do setor elétrico, a Cemig não concede descontos na conta de luz. Para conferência dos valores faturados e cobrados, os clientes podem consultar a fatura original recebida ou acessar nossos canais digitais para coleta das informações ou segunda via da fatura”, afirmou o gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig.
A Cemig recomenda que ao receber uma ligação de cobrança via telefone, o cliente ligue imediatamente para o “Fale com a Cemig, através do número 116 para conferir veracidade e autenticidade do contato. A consulta de valores pendentes pode ser realizada também via WhatsApp – (31) 3506-1160 –, pelo Telegram (@cemigbot), por SMS no número 29810, pelo aplicativo Cemig Atende ou até mesmo pela agência virtual no link https://atende.cemig.com.br/Login.
Para que a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético possa conduzir a investigação e para a segurança do cliente, é orientado pela empresa, que em casos de tentativa de golpes seja registrado boletim de ocorrência.