Copa promovida pela Vara da Infância já tem seus campeões

Terminou na quarta-feira (20) a fase regional da VIII Copa “Bom de Bola, Melhor na Escola”, organizada pela Vara de Família e Cível da Infância e da Juventude da Comarca de Barbacena. Na edição de 2019, o campeonato contou com a participação de equipes das cidades de Antônio Carlos, Bias Fortes, Desterro do Melo, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu e Senhora dos Remédios. Os jogos se iniciaram no última dia 11 e acontecem nos ginásios municipais Professor Delmo Maria e Professora Célia Mazzoni, em Barbacena.

No módulo 1 a final foi entre Santana do Garambéu e Barbacena, sendo que os anfitriões levaram a melhor e venceram por 1 a 0. No feminino, Módulo I, quem venceu foi o time de Senhora dos Remédios que fez 2 a 1 em cima de Barbacena.  No feminino, Módulo II Desterro do Melo fez 3 a 2 em cima de Senhora dos Remédios e sagrou-se campeão. Barbacena venceu no Módulo II masculino, por 3 a 0, o time de Bias Fortes.

A ideia da copa é promover a integração da criança e do adolescente por meio da atividade desportiva, já que ela pode atuar direta e indiretamente na formação do caráter e da convivência social do cidadão do futuro. Além disso, busca-se propiciar melhorias na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes em idade escolar, algo em que o esporte pode ser um grande auxílio, ajudando a desenvolver o foco na interação social, o rendimento escolar, a prevenção ao uso de drogas e a exposição a riscos sociais.

O torneio também busca contribuir na formação moral do indivíduo por meio da promoção de momentos de lazer e entretenimento, sem falar no desenvolvimento físico e intelectual que uma prática de vida saudável pode estimular. Outra proposta é organizar atividades integradas ao aluno no horário pós-escolar, bem como desenvolver o sentido de pertencimento à comunidade da escola. Entre os benefícios que podem ser obtidos por meio da participação em um campeonato esportivo estão o despertar da autoestima e o combate à evasão, ao baixo rendimento escolar e à repetência, valorizando o talento dos alunos.