Conheça as fascinantes características dos pinguins

Por Sabrina Medeiros, participante do Laboratório de Escrita Criativa do Podcast “Falando de Ciência e Cultura” e Graduanda em Ciências Biológicas, no IF Barbacena, sob orientação do professor e pesquisador, Delton Mendes, coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena

As aves marinhas da família Spheniscidae, que vivem predominantemente na Antártida, apresentam fascinantes características e capacidades, que muitos desconhecem. Os popularmente chamados de “pinguins” apresentam peculiaridades inconfundíveis como: tamanho das asas e o modo próprio de se locomover.

Tais asas são muito curtas, resultado do processo de transformação da vida aquática, não sendo adequadas para voar. Porém, em conjunto com membranas nos pés, são cruciais para nadar. Além disso, o corpo dos pinguins possui uma espessa camada de gordura, que atua como isolante térmico e ajuda a controlar a temperatura corporal. As penas secretam gordura, que pode suportar as baixas temperaturas dos locais onde vivem. Os pinguins passam a maior parte do tempo debaixo d’água e por isso utilizam as secreções da cloaca para impermeabilizar o corpo. Esfregam as secreções na ponta da cauda com o bico e depois esfregam as pernas.

São ovíparos e fiéis a seus parteiros na maioria das espécies, ou seja, o mesmo casal se une no período de reprodução a cada estação. Essa união é marcada pela dança nupcial. O macho oferece pedras para a construção do ninho e ocorre a cópula, com a aceitação da fêmea. O período de reprodução ocorre na colônia de reprodução, formando um grupo com milhares de pinguins.

Diferente de muitos animais a lente dos olhos dos pinguins muda de forma. Quando estão na superfície, são achatados, como os olhos dos seres humanos. Quando estão debaixo d’agua, são mais arredondados, como dos peixes. Por isso, não importa onde um pinguim vá, tudo o que ele vê está em foco, conseguindo observar tudo claramente em qualquer ambiente.

Os conhecidos como “imperadores” são os maiores de todos os pinguins, pesando cerca de 40 kg e medindo em média 1,15 metros. Por outro lado, o pinguim fada pesa apenas 1kg, sendo considerado o menor dentre os demais. O mais interessante é que existem algumas espécies de pinguins também no Brasil. Apesar de parecer algo muito inusitado, a espécie chamada popularmente de pinguim de Magalhães pode ser encontrada em nosso país, já que ela habita regiões de clima mais ameno e também pode ser encontrada em muitos outros países da porção sul da América.

Além de todas as características interessantes desses animais, os pinguins desempenham função importantíssima no ecossistema em que vivem. Eles fazem parte da teia alimentar ajudando no controle de diferentes espécies e servindo de alimento para outros animais. Infelizmente, as ações humanas, como a poluição e incidentes de pesca, mesmo as mudanças climáticas, são as grandes responsáveis pela diminuição de muitas populações desses seres incríveis.

 

Sabrina Medeiros e Delton Mendes

 

BORBOROGLU, P. G. Salvar as espécies de pinguins ameaçados de extinção. Rolex, 2019. Disponível em: https://www.rolex.org/pt-br/rolex-awards/environment/pablo-garcia-borboroglu. Acesso em: 27/12/2021.

GEEVERGHESE, C. Reabilitação de pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus) naufragados nas praias do litoral do Brasil: uma revisão de literatura. Universidade de Brasília, 2013. Disponível em: https://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/5955/1/2013_CibeleGeeverghese.pdf. Acesso em: 27/12/2021.

Mais de 50 pinguins são encontrados mortos em praia de SC. Redação, MSN, 2021. Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/viagem/noticias/mais-de-50-pinguins-são-encontrados-mortos-em-praia-de-sc/ar-AAN7d5l. Acesso em: 27/12/2021.

 

Apoio divulgação científica: Samara Autopeças e Barbacena Online.

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: