Cirurgias cardíacas de urgência e baixa doação de sangue em Barbacena em tempos de pandemia

Canal BOL

A pandemia do novo coronavírus, em curso, tem exigido que os hospitais se adaptem às novas estratégias de atuação, em especial nas cirurgias. Além do risco de contaminação pela covid-19, que pode afetar tanto pacientes quanto os profissionais de saúde, a falta de insumos e a sobrecarga em alguns serviços agravam o cenário.

Em Barbacena, no Hospital Ibiapaba CEBAMS, que é referência em Cardiologia de Alta Complexidade – que envolve muitos procedimentos cirúrgicos – assim como na oncologia, mesmo com a suspensão das cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que podem esperar, as operações  de urgência continuam sendo realizadas. No entanto, os protocolos de segurança estão reforçados e outro problema que tem dificultado algumas cirurgias é a falta de sangue para as transfusões, já que  o isolamento social reduziu as doações nos hemocentros.

Para falar sobre as cirurgias cardíacas em tempos de pandemia o Canal BOL recebe o médico Luciano Abdallah, cirurgião do hospital Ibiapaba CEBAMS e a psicóloga hospitalar Elayne Muniz, que além dos aspectos emocionais que envolvem pacientes e familiares vai falar também sobre o desafio de normalizar as doações de sangue indispensáveis em muitos procedimentos.

O Canal BOL tem o apoio da Rádio Sucesso FM e do Portal de Notícias Barbacena Online.