Cerest desenvolve ações de combate a doenças da mente

Depressão, ansiedade, síndrome do pânico, síndrome de burnout e insônia são algumas das doenças que afligem um grande número de trabalhadores. Entre os mais atingidos estão os bancários, em função das metas abusivas, pressão no trabalho, alta cobrança por resultados, sobrecarga de tarefas e até mesmo situações de assédio moral. Em função deste quadro, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promoveu, em parceria com o Sindicato dos Bancários de Barbacena e Região, uma ação preventiva motivada pelo alto índice de afastamento do trabalho e de adoecimento mental dos trabalhadores bancários. Através de um grupo de enfrentamento das situações envolvendo o trabalho bancário, com o tema “Dividindo experiências, multiplicando soluções”, o objetivo é prevenir e ofertar assistência às doenças emocionais e mentais aos trabalhadores dessa categoria.

No decorrer do programa, de outubro de 2018 a abril deste ano, foram realizados oito encontros com trabalhadores de diversos bancos, com mediação da psicóloga Renata Assunção, com objetivo de trocar experiências e desenvolver formas de enfrentamento às dificuldades ao trabalho impostas por essas instituições. Os encontros permitiram dividir as experiências vividas no dia a dia do trabalho e buscar soluções para enfrentar problemas que interferem na qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

Trabalhadores interessados podem procurar o CEREST, no Centro de Especialidades Multiprofissional (CEM), próximo ao Hospital Ibiapaba, de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. O Centro conta com equipe multidisciplinar, como médico, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeira e técnico em segurança do trabalho e o atendimento é oferecido através do Sistema Único de Saúde (SUS).