Campanha incentiva o diagnóstico precoce da Fibrose Cística

Neste sábado (01) acontece o primeiro evento do Setembro Roxo em Barbacena

O mês de setembro é marcado, também, por uma campanha nacional de Conscientização da Fibrose Cística. O Setembro Roxo é promovido pelo Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística (Unidos pela Vida), em parceria as associações de assistências de todo o país, com o apoio de muitos voluntários e tem o intuito de conscientizar a população sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce.

Em Barbacena, sábado (01 de setembro), haverá um movimento de lançamento da campanha, a partir das 09h. Uma tenda será montada na região central para informar a população sobre a Fibrose Cística, uma doença genética e sem cura. A doença faz com que toda a secreção do organismo seja mais espessa que o normal, dificultando sua eliminação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, estima-se que a incidência de fibrose cística no Brasil seja de 1 a cada 7.576 nascidos vivos.

Para diminuir os efeitos da fibrose cística, o diagnóstico deve ser precoce, de preferência nos primeiros meses de vida. O teste do pezinho, feito nos primeiros cinco dias de vida da criança, pode indicar a suspeita da doença.  No entanto, é o teste do suor o mais usado para o diagnóstico da fibrose cística. Nesse exame, o suor do paciente é estimulado através de um aparelho elétrico, e colhido para análise dos níveis de cloro.  Existem ainda testes genéticos feitos em amostras de sangue que conseguem detectar até 90% das alterações genéticas que causam a doença.

LEIA TAMBÉM:

https://barbacenaonline.com.br/flashbol-palestra-esclarece-duvidas-sobre-a-fibrose-cistica/