Barbacena entra na rota do xadrez nacional

Barbacena foi o destaque na página da Confederação Brasileira de Xadrez nos últimos dias. Na rota nacional do Xadrez com três torneios ao longo do ano. Tudo isso com o empenho da Diretoria do Olympic Club, que é filiado à Federação Mineira de Xadrez. Para começar, a cidade vai sediar o Campeonato Amador Sudeste/Centro-Oeste de xadrez que este ano está dividido em duas partes. De 3 a 5 de abril serão disputadas as categorias sub-1400, sub-1800 e sub-2200. A segunda parte acontece em agosto, justamente no aniversário de Barbacena, entre os dias 14 e 16, com as categorias sub-1600, sub-2000 e sub-2.300. Os campeões de cada categoria recebem o título de Mestre Nacional e alguns atletas de Barbacena estão bastante cotados para vencer as divisões.

As inscrições para o torneio de abril já estão abertas. A organização é da Liga Regional de Xadrez Mata-Vertentes e do Olympic Club.

Em 2019, Barbacena sediou o mesmo torneio, em outubro, quando a cidade recebeu mais de 80 atletas dos estados do sudeste e da região centro-oeste. Agora, a expectativa dos organizadores é que o total de inscrições nos dois torneios supere 200 atletas. A rota do xadrez já passa por Barbacena desde 2018. Naquele ano, o Olympic Club sediou o Campeonato Mineiro Absoluto. Em 2019, o Olympic foi palco de um dos torneios mais disputados no estado, o Mineiro por equipes. Entrou para a história do Xadrez mineiro como sendo, até o momento, o torneio com o maior número de equipes, 17 no total.

Para 2020, a Liga Regional está organizando o Mineiro Amador, dividido em três categorias, sub-1600, sub-1800 e livre. A disputa já está marcada, em novembro, de 6 a 8, na sede social do Olympic. Também em novembro, porém ainda em fase final de ajustes do regulamento com a Confederação Brasileira, Barbacena recebe o Brasileiro por Equipes.

SÃO JOÃO DEL REI e OURO PRETO – A Liga Regional de Xadrez LRX Mata-Vertentes criou um circuito no ritmo clássico para que os atletas possam praticar o esporte da mente. Neste próximo fim de semana, 8 e 9 de fevereiro, no Vereda Park Hotel, em São João Del Rei, acontece um torneio que já tem cerca de 40 inscritos. A premiação total é de R$ 2 mil. Em julho, está agendada uma nova etapa do Circuito, desta vez na cidade de Ouro Preto.

CURSO DE ARBITRAGEM e FESTIVAL NACIONAL DA CRIANÇA – Durante o feriado da Semana Santa, de 09 a 12 de abril, a Liga Regional organiza o Festival Nacional da Criança, em Juiz de Fora, no Trade Hotel. Crianças de todo o país, até 14 anos, buscam o título de campeão brasileiro de Xadrez. Na mesma oportunidade a Liga de Xadrez organiza também um Curso de Arbitragem para iniciantes e também para quem busca titulações como Árbitro Regional e Árbitro Nacional.