Take a fresh look at your lifestyle.

Zona da mata e vertentes lideram ranking de formalização do MEI

0 295

Foi fechado em agosto o saldo de formalização de Minas Gerais, que conta com mais de 1 milhão de Microempreendedores Individuais (MEI) registrados no estado. Criado em 2009, a figura jurídica do MEI representa atualmente 67% dos pequenos negócios mineiros que optam pelo Simples Nacional. Segundo levantamento do Sebrae, tendo como base os dados do Portal do Empreendedor, Minas Gerais (com 1.000.493 MEI), Rio de Janeiro (com 1.016.580 MEI) e São Paulo (com 2.345.332 MEI) são os únicos estados que conseguiram ultrapassar a marca de 1 milhão até a última terça-feira (13). Juntos, eles correspondem a quase metade (49,8%) dos MEI no Brasil.

De acordo com a analista do Sebrae Minas, Laurana Viana, “além das vantagens fiscais e previdenciárias criadas pela legislação, o aumento de formalizados na categoria MEI se deve também a fatores como a necessidade familiar de complemento de renda, devido ao aumento do desemprego nos últimos anos e, ainda, à oportunidade de muitos empreendedores testarem e validarem suas ideias de negócios, com custos menores, antes de evoluírem o porte da empresa”.

No acumulado do período (até 13 de agosto), o setor de serviços representou 41% do saldo de formalizações no estado, com mais de 400 mil MEI. As atividades com os maiores números de registros são: cabeleireiros, manicure e pedicure (88 mil MEI), comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (75 mil MEI), obras de alvenaria (50 mil MEI), promoção de vendas (27 mil MEI) e lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (27 mil MEI). 

As regiões Centro e Zona da Mata e Vertentes lideram o ranking de formalizações e juntas correspondem a quase metade (49%) dos MEI em Minas Gerais.  As cidades com os maiores saldos de formalizados são: Belo Horizonte (174 mil MEI), Contagem (39 mil MEI), Uberlândia (38 mil MEI), Juiz de Fora (30 mil MEI) e Betim (23 mil MEI).Em Barbacena, são 5. 362 MEI registrados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.