• 9ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Walter Navarro lança novo livro escrito durante a pandemia

    Com outros livros já lançados, como “O Canalha Amoroso” (2010)  e “Creme e Castigo” (2012) – coletâneas de textos escritos entre 1997 e 2012 – e atuando como jornalista, realizando trabalhos de colunista do jornal O tempo por quase 15 anos, o barbacenense Walter Navarro lança mais uma obra denominada “5Garrafas”, escrito em apenas 15 dias durante a pandemia. A obra contém 158 páginas, e já está em pré-venda.

    Segundo o escritor, inicialmente o livro foi feito com intuito da participação em um concurso, e teve que ser criado em tão pouco tempo porque ele ficou sabendo das inscrições de última hora. Conta também que sua inscrição digital foi realizada de forma errada, logo, o artista não pôde contar com a participação no concurso. Mas, apesar disso, Walter se manteve na ideia de divulgar seu livro, que teve o incentivo da Lei Aldir Blanc – mecanismo do Governo Federal que prevê auxílio financeiro ao setor cultural durante a pandemia, inclusive por meio de editais de fomento às atividades do setor.

    A obra se trata de viagens, e gira em torno do personagem Rubens Heitor, que encontra uma garrafa de champanhe boiando no mar da Jamaica. Dentro dela, há uma carta que informa sobre outras cinco garrafas existentes como aquelas, que estão espalhadas pelo mundo. Então, o personagem sai pelo mundo em busca das mesmas e das suas histórias. Cada capítulo do livro possui o título de uma cidade do mundo, como Brasil, Europa, Ásia e diversas outras regiões do planeta.

    “No fundo, escrevemos sobre ‘nosso quintal que é o universal’. Meu quintal é o mundo a partir de Barbacena onde nasci, passando por Campinas, onde cresci, e BH, onde, de vez em quando ainda sobrevivo. E garanto que em todos estes locais existem muitas garrafas, cheias de histórias. O que não vivi, inventei”, contou. “Minha Moscou, Tóquio e Luanda, entre outras, vieram do Youtube; de muitos filmes e séries. Certa vez escrevi três crônicas sobre Havana, Cuba, que só conheci anos depois, em 2012. Modéstia às favas e picas, minha ficção ficou bem perto da realidade”, disse o mineiro.

    Para os interessados em adquirir o livro, ele está disponível no site da editora Caravana, na pré-venda, através do link www.caravanagrupoeditorial.com.br/produto/5garrafas/.