• 19ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Você já se perguntou o que são os vírus?

    Apesar de muito mencionados atualmente, esses pequenos organismos acelulares presentes na Terra ainda são bastante desconhecidos pela maioria das pessoas.

    Por Sabrina Medeiros, licencianda em Ciências Biológicas e membro do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena, sob orientação do professor Delton Mendes Francelino, coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana, do IF Barbacena. Acesse o  Podcast Falando de Ciência e Cultura! https://bit.ly/31mEZVR

    Os vírus são extremamente simples, podendo medir menos de 0,2 µm, sendo constituídos basicamente por uma estrutura proteica que envolve seu DNA, RNA ou ambos, dependendo de sua tipagem. Geralmente, essas pequenas partículas carregam mínima quantidade de tais ácidos nucleicos, que estarão sempre envolvidos por uma capsula proteica denominada capsídeo.

    Alguns vírus possuem envoltório ou envelope externo que consiste principalmente de duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios.No capsídeo e no envelope dos vírus há proteínas ligantes específicas, fazendo com que cada vírus possua alta especificidade quanto à infecção.

    Não são constituídos por células, embora dependam dela para sua multiplicação, reproduzindo-se pela invasão e controle do local de autorreprodução das células (parasitas obrigatórios). Por isso, para executar o seu ciclo de vida, os vírus precisam de um ambiente que tenha hialoplasma e ribossomos. Em muitos casos os vírus modificam o metabolismo da célula que parasitam, podendo provocar a sua degeneração e morte. Para isso, é preciso que o vírus inicialmente entre na célula: muitas vezes ele adere à parede da célula e “injeta” o seu material genético ou então entra na célula por englobamento – por um processo que lembra a fagocitose, a célula “engole” o vírus e o introduz no seu interior. (CONSOLARO, 2020)

    Podem ser encontrados facilmente em diversos lugares, infectando qualquer tipo de célula. Doenças caudadas por infecção de vírus são conhecidas como viroses e são tratadas com poucos medicamentos, não sendo eficaz e recomendado o uso de antibióticos. Prevenir-se de doenças virais não é uma tarefa fácil, uma vez que existem diversos vírus, os quais podem ser transmitidos de diferentes formas (vale destacar que vírus também sofrem mutações com certa facilidade). Entretanto, algumas doenças relativamente comuns podem ser evitadas com medidas básicas de higiene, como a lavagem das mãos com álcool em gel, não ficar em locais fechados sem ventilação, sobretudo no inverno, dentre outros.

    Apoio divulgação científica: Samara Autopeças e Jornal Barbacena Online

    SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Como se prevenir de doenças virais”; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/como-se-prevenir-doencas-virais.htm>. Acesso em 16/02/2021.

    “Vírus” em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Disponível em: <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus.php>. Acesso em: 16/02/2021.

    CONSOLARO, A. Os vírus tem vida? Ciência no Dia a Dia, 01/02/2020 – 03h32, JCNET. Disponível em: <Os vírus têm vida? (jcnet.com.br)>. Acesso em: 16/02/2021.