• 14ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Você conhece os 266 anos da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte?

    No dia 28 de setembro a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte completa 266 anos de história. Acredita-se que esse seja o culto à Santa Maria mais antigo de que se tem conhecimento no Cristianismo. A Irmandade foi fundada por 12 irmãos na antiga Igreja Nova da Borda do Campo. O reconhecimento do trabalho da irmandade e valor histórico/cultural na comunidade barbacenense veio através do tombamento por decreto municipal como bem imaterial. 

    A irmandade foi responsável pela construção, em 1816, da Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Boa Morte) que substituiu uma antiga capela. É possível ver na porta da igreja a data de 1815 gravada, referência ao ano de seu projeto. A fachada é plana e possui elementos decorativos do período do Rococó. Outra influência do estilo está nas torres redondas presentes em alguns templos mineiros do final do século XVIII. No seu interior, o destaque é para a talha neoclássica, estilo raro de ser encontrado em Minas Gerais. Destaca-se conjuntamente, a pintura do forro da nave, do artista local Osmar Faria, e os lustres de cristal, que foram doados pela Baronesa Maria Rosa no século XIV.

    A Irmandade também se responsabilizou pelas obras das capelas mortuárias, inauguradas em 23 de julho de 2017 e em pleno funcionamento desde então. Até o final deste ano, espera entregar também o Espaço Comunitário que abrigará obras sociais, reuniões, treinamentos e festividades. Fica o lembrete da importância da irmandade em seu aniversário para preservar a história, cultura e tradição da cidade de Barbacena